• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 09/08/2017
Gestão Democrática

#GestãoDemocrática: votação online para escolher a mascote do projeto acontece até 27 de agosto

Jurados que elegeram os 10 finalistas contam um pouco da experiência em participar do processo

Acontece até o dia 27 de agosto a votação online que irá eleger a mascote do Projeto Gestão Democrática. São 10 (dez) finalistas disponíveis, basta clicar aqui e conferir os desenhos que foram criados por alunas e alunos da rede pública estadual de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para escolher as mascotes finalistas, uma comissão de especialistas levou em conta a criatividade, a originalidade, a ideia em consonância com o tema e as regras do concurso. Textos complementaram os desenhos, que auxiliaram na seleção dos trabalhos. Segundo Paula Ramos, professora de Arte e integrante da comissão julgadora, “foi muito divertido participar desta equipe que teve o cuidado e carinho para a escolha dos 10 melhores que participarão da final do concurso, enfatiza.

“Os destaques, entre todas as obras participantes, ficaram com os desenhos que apresentaram um traço genuíno, autoral, não importando a simplicidade da forma”, explica Andréa Angotti, que também é professora de Arte e integrante da comissão do Concurso Mascote formada por especialistas, já que um dos critérios era a criatividade e a originalidade.

Claro que todos os desenhos eram interessantes, o que gerou certa dificuldade para que os 10 melhores fossem escolhidos. No entanto, para o arquiteto e julgador Eduardo Mello, a solução “foi aplicar as regras do concurso que proibia qualquer referência verbal nos desenhos. Com isso, muitos que tinham frases escritas foram desconsiderados. Uma pena, pois, alguns eram muito bons. Outro critério foi a coerência entre a justificativa escrita e o desenho resultante. Todos os participantes estão de parabéns pelo alto nível dos desenhos”, completa o arquiteto.

Como votar?

Na página de votação (acesse aqui), é só clicar em cima do desenho para aumentar o tamanho da imagem e ler as justificativas de cada autor. Após analisar os concorrentes e ler todas as justificativas, basta escolher o seu preferido e clicar em VOTE AQUI. O passo seguinte é confirmar sua opção. Pronto, você já ajudou a escolher a mascote do Gestão Democrática.

Acesse esse link e confira todas as obras participantes, acompanhadas por um texto com o conceito criativo de cada artista. Esses 164 desenhos foram enviados pelas DEs, cada uma teria de enviar até 2. Ao todo, foram produzidos 7.926 desenhos, com a participação de 15.717 alunos, inclusive de EJA, classes prisionais e com deficiência visual.

Vale ressaltar que os três melhores desenhos ganharão um passaporte para visita aos Museus de São Paulo. Escolas e professores também serão premiados com livros e troféus.

O projeto ‘Gestão Democrática’

Criado em 2016, o grupo de trabalho da Secretaria da Educação do Estado tem como foco modernizar a legislação do Grêmio Estudantil, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres. A primeira ação foi a elaboração de um questionário aberto a estudantes, professores, família e servidores. Entre novembro e dezembro foram quase meio milhão de participantes. Neste ano, estão previstas reuniões locais nas 5 mil escolas da rede e regionais.