• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 17/10/2011
Últimas Notícias

Gestora da rede estadual recebe prêmio educador nota 10

A cerimônia da 14ª edição do Prêmio Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita, será realizada na Sala São Paulo, às 19h Será entregue hoje (17/10) o título de […]

A cerimônia da 14ª edição do Prêmio Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita, será realizada na Sala São Paulo, às 19h

Será entregue hoje (17/10) o título de Gestor Nota 10 para Maria Inês Miqueleto Casado pelo trabalho à frente da Escola Estadual Professora Maria Aparecida dos Santos Oliveira, localizada na cidade de Ibitinga. A cerimônia da 14ª edição do Prêmio Educador Nota 10, promovido pela Fundação Victor Civita, será realizada na Sala São Paulo, às 19h.

Maria Inês, coordenadora do ciclo I do Ensino Fundamental na unidade, venceu a competição com o projeto “Instrumentos de acompanhamento das aprendizagens dos alunos”. O projeto-piloto começou em 2009 e foi consolidado no ano passado. A iniciativa consiste em uma série de medidas para dar atenção, de forma muito próxima, ao processo de aprendizagem dos estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Um dos instrumentos mais importantes do projeto é um portfolio padronizado que cada professor tem sobre as salas de aula onde atua, com atividades e desempenhos de cada aluno. O material é analisado e, a partir dele, é feita uma ação de acompanhamento da evolução da aprendizagem.

Desse modo, o trabalho é direcionado às atividades desenvolvidas pelos docentes conforme os resultados apresentados pelos estudantes, além do levantamento das dificuldades e de soluções pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem.

Para Maria Inês, vencer o prêmio representa o reconhecimento da iniciativa e a possibilidade de divulgá-la. “Os professores sentiram-se mais seguros ao perceber que eu era parceira deles e que a aprendizagem das crianças era um objetivo de todos da escola”, declara.

Concurso e premiação

O concurso premia 11 educadores que adotaram práticas de destaque em sala de aula por todo o País, sendo um vencedor na categoria Gestor Nota 10 e dez na categoria Professor Nota 10. Cada um dos vencedores ganhará R$ 15 mil e um troféu. E a escola em que a gestora premiada atua receberá R$ 10 mil.

Durante o evento de premiação, um júri composto por profissionais ligados à educação indicará o Educador do Ano de 2011, entre os 11 premiados, que terá direito a um curso de pós-graduação em uma instituição de sua escolha.

Cerca de 3.000 educadores do Brasil inteiro inscreveram projetos para concorrer ao prêmio neste ano. Uma equipe de selecionadores especializados nas disciplinas que envolvem cada projeto avaliou os trabalhos inscritos.

Concorreram na categoria Gestor Nota 10 diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais das redes pública e privada e de escolas comunitárias. Os projetos abrangem ações na Educação Infantil e no Ensino Fundamental e Médio.

Criado em 1998 com o objetivo de identificar e valorizar professores que adotam boas práticas em sala de aula de todo o Brasil, o Educador Nota 10 é hoje um dos mais importantes prêmios de educação no País. Em 14 edições, o título de Professor ou Gestor Nota 10 foi concedido a 140 educadores.