• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 09/03/2006
Últimas Notícias

Gestores de escolas públicas recebem treinamento sobre a conservação do patrimônio escolar

Capacitação nas modalidades à distância e presencial terá nove módulos com total de 270 horas Contribuir para desenvolver um perfil de liderança democrática, promover competências em gestão escolar, valorizar a […]

Capacitação nas modalidades à distância e presencial terá nove módulos com total de 270 horas

Contribuir para desenvolver um perfil de liderança democrática, promover competências em gestão escolar, valorizar a prática profissional dos gestores, o cuidado com o prédio escolar, e ainda, fortalecer o processo de democratização e autonomia das escolas públicas. Esses foram os temas debatidos nesta quarta-feira, dia 8, durante o Programa de Capacitação a Distância para Gestores Escolares (PROGESTÃO), no Centro de Capacitação de Educadores, em Perdizes, na Capital.

O que é

O PROGESTÃO é um curso de formação continuada e em serviço – organizado nas modalidades à distância e presencial – para gestores escolares que atuam nas redes públicas de ensino. Trata-se de proposta inovadora no campo da formação continuada de dirigentes escolares, adotada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), em parceria com um grupo de Secretarias de Educação, que se consorciaram para assegurar o financiamento da produção dos materiais instrucionais do programa, para uso descentralizado.

O currículo é modular, estruturado por problemas e voltado para o desenvolvimento de competências profissionais. São nove módulos que totalizam 270 horas. Existe também um módulo introdutório destinado à auto-avaliação para identificar o perfil de entrada da escola e sua equipe gestora no programa, com 300 horas. Os gestores da primeira e segunda edição conversaram sobre o 7º Módulo (Conservação do patrimônio escolar). “Esse módulo orienta para organizar o trabalho dos gestores na escola. Resgata a importância da proposta pedagógica e a conservação do prédio escolar”, explica a professora Maria Elisa Macedo, coordenadora local da diretoria de ensino de Presidente Prudente.

Segundo a supervisora de ensino da diretoria Campinas Leste, Regina Simões, o projeto é focado no sucesso dos alunos da rede estadual. “Todo o programa tem como objetivo capacitar os gestores, com trabalhos voltados na qualidade de aprendizagem dos nossos alunos”.