sexta-feira, 22/11/2013
Pais e Alunos

Gestores de unidades escolares podem conferir dicas para a aplicação do Saresp

Exame acontece em mais de cinco mil escolas do Estado

A prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, o Saresp 2013, está marcada para os dias 26 e 27 de novembro e acontece em mais de cinco mil escolas do Estado. O exame será aplicado pela primeira vez para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e também para os estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. O objetivo da avaliação é traçar planos que contribuam para a melhoria da qualidade da educação no Estado e nas escolas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para os dias de exame, as escolas podem seguir algumas dicas de organização e mobilização para a preparação dos alunos, como informar pais e alunos sobre os procedimentos nos dias de realização do Saresp. Confira outras dicas da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) para a preparação das escolas que aplicarão o Saresp:

dicas_escolas_saresp_700

– A aplicação da prova acontecerá nos horários de aula regular

– Oriente os alunos para o dia do exame

– Professores da escola deverão ser orientados, previamente, sobre todos os procedimentos de realização da prova

– Informe os aplicadores sobre os procedimentos para a realização da prova

Avaliação

A prova será realizada no horário regular das aulas adotado por cada escola e terá duração de três horas. O estudante deve permanecer no mínimo duas horas na sala de aplicação no primeiro dia de exame. Já no segundo dia, a permanência mínima será de 1h30. Alunos com deficiência e estudantes que farão a prova de redação (5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio), terão acréscimo de uma hora para concluir a avaliação. Confira aqui o cronograma de provas.

Serão aplicados diferentes tipos de cadernos de prova para cada ano/série e as respectivas disciplinas Para os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental, as questões de Língua Portuguesa e Matemática serão predominantemente abertas. Os estudantes dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio, terão as questões para cada disciplina avaliada em forma de múltipla escolha e farão a prova de redação.

Conheça aqui o caminho que as provas do Saresp percorrem até chegar as unidades escolares que aplicarão o exame.