segunda-feira, 11/07/2005

Gincana arrecada mais de meia tonelada de alimento no interior

Iniciativa surgiu como atividade do Programa Escola da Família em escola estadual de Bernardino de Campos Mais de meia tonelada de farinha de trigo arrecadada em uma hora. Este foi […]

Mais de meia tonelada de farinha de trigo arrecadada em uma hora. Este foi o resultado da campanha realizada na Escola Estadual José Inocêncio Moreira , no último sábado, em Bernardino de Campos. A atividade foi uma das provas da Gincana do Programa Escola da Família, que mobilizou cerca de 1.300 participantes entre professores, alunos e a comunidade, divididos em 5 equipes. O evento, que termina dia 31 deste mês, se tornou a grande diversão de férias da cidade com pouco mais de10 mil habitantes.

SOLIDARIEDADE QUE SE REPETE

Esta não é a primeira vez que a escola se mobiliza para ações solidárias. Durante a semana, em outras iniciativas dentro da escola, já haviam sido arrecadados mais de 400 kg de farinha. Os quase mil quilos do alimento serão divididos entre duas entidades assistenciais de Bernardino de Campos e o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

“A gincana agita os moradores e mobiliza a cidade inteira”, comemora a diretora da escola, Valdinês Peruche.

As atividades da gincana iniciada dia 2 começam sempre na sexta-feira à noite, e continuam aos sábados e domingos. Entre os locais usados para o evento estão, além da escola, o Ginásio de Esportes Bernardino de Campos , a Sociedade Recreativa do Igarapé, o coreto da praça, o Horto Florestal de Mandaqui (cidade vizinha) e as ruas do município.

No próximo sábado, dia 16, as provas começam às 9 da manhã, no coreto da praça. O domingo abre com a prova esportiva, meio-dia, no Ginásio de Esportes.

Empolgada, a diretora da escola nem pensa em descansar durante o recesso escolar. “Eu adoro acompanhar todo esse movimento. Gosto de ver os jovens animados. Enquanto estão na gincana, eles não tem tempo de se envolver com coisas erradas”, diz Valdinês.

Outras informações sobre a programação da Gincana de férias do Escola da Família, em Bernardino de Campos, podem ser obtidas pelo telefone da Escola Estadual José Inocêncio Moreira.

DESCANSAR E FAZER O BEM

O evento de férias na pequena Bernardino de Campos, onde uma única escola arrecadou quase mil quilos de alimentos, não foi uma atitude isolada durante o recesso escolar da rede estadual de ensino.

Ao todo 5.306 escolas participantes do Programa Escola da Família, iniciativa do Governo do Estado que abre as unidades escolares aos fins de semana para a comunidade, realizaram campanhas de arrecadação de farinha de trigo. A entrega de parte dos alimentos será feita nesta terça-feira, às 15 horas, para a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

Celso Bandarra