• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 14/02/2017
Pais e Alunos

Giro Cultural: estudantes podem agendar roteiro cultural pela Cidade Universitária

Há opções de tour individual e para grupos; passeios acontecem de março a dezembro

Os estudantes da rede estadual paulista interessados em conhecer um pouco mais sobre a história, museus, acervo cultural e científico da USP (Universidade de São Paulo), podem contar com o projeto Giro Cultural, oferecido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária – PRCEU. Os passeios oferecem três opções de roteiros no campus Butantã e uma opção fora do campus: a USP e a São Paulo Modernista, que destaca as principais obras e edificações modernistas da capital.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Conheça um pouco sobre cada passeio e agende uma visita:

Vista Panorâmica: tem o objetivo de situar e integrar o visitante ao campus Cidade Universitária, no Butantã. Acompanhados por mediadores durante o trajeto, os participantes conhecem um pouco sobre a história da criação da USP e recebem informações sobre as unidades de ensino, institutos e museus que compõe o campus. A duração do passeio é de 1h30.

Acervo Científico: quem opta por este passeio pode conhecer um pouco do acervo, da pesquisa e da produção científica da USP em três museus da universidade, guiados por monitores especializados. O Museu Oceanográfico, o Museu de Anatomia Veterinária e o Museu de Geociências. A duração do passeio é de 2h30.

Acervo Cultural: os espaços de cultura do campus e um pouco da vasta produção cultural da USP podem ser conhecidos nesse roteiro. Exposições, corais, cinema, grupos teatrais, orquestras e baterias universitárias são alguns dos tópicos apresentados. Durante o percurso, monitores destacam ainda a Torre do Relógio, as esculturas da artista Tomie Ohtake, o monumento em homenagem a Ramos de Azevedo – mais conhecido como praça do cavalo – e o monumento em homenagem a Armando de Salles Oliveira. O roteiro tem pontos de parada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. A duração do passeio é de 2h30.

Para agendar visita para os passeios acima, os interessados, em grupos de 10 a 40 pessoas, precisam entrar em contato com o Giro Cultural de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, pelo telefone (11) 3091-1190 ou pelo e-mail girocultural@usp.br.

A USP e a São Paulo Modernista: roteiro destaca a presença da USP em São Paulo e aponta aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do Modernismo na cidade. O passeio acontece todos os sábados, das 10h às 14h, com saída e chegada na estação Alto do Ipiranga do Metrô. O itinerário inclui 25 pontos, com paradas no Parque da Independência – Museu Paulista, no Teatro Municipal e no Museu de Arte Contemporânea da USP, localizado no Parque do Ibirapuera. 

As inscrições para este passeio podem ser feitas individualmente pelo e-mail girocultural@sinteseeventos.com.br ou pelo telefone (11) 3721-5720.