• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 18/09/2015
Pais e Alunos

Confira o tutorial da Google para usar formulário online para aplicar avaliações

Com a ferramenta, o professor pode entender quais os tópicos que deverão ser reforçados na aula

Você sabia que é possível utilizar as ferramentas do Google para aplicar tarefas e simulados online? Esse é um dos benefícios da plataforma “Google Apps na Educação”, uma parceria entre Google e Educação.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Disponível para todos os alunos e professores da rede estadual paulista, a plataforma oferece a possibilidade do educador criar tarefas e avaliações online.

As tarefas podem ser respondidas pelos alunos por meio das salas de informática das unidades escolares, celulares e tablets ou qualquer lugar com acesso à internet. A parceria ainda disponibiliza e-mail institucional para todos os professores e alunos da rede estadual.

Como usar o formulário online?

Para criar um formulário online, é necessário primeiro que o educador ou aluno crie uma conta institucional na Secretaria Escolar Digital (SED). Caso o e-mail já esteja disponível, a senha de acesso à conta Google será a mesma da SED.

Com a conta criada, o interessado deve acessar a página do Google Drive, onde poderá usar uma série de ferramentas. Para criar uma versão simples de formulário, basta o educador clicar em “novo” e, em seguida, em “formulários” e definir título, descrição e perguntas que irão compor a tarefa. É possível ainda associar para cada pergunta uma imagem ou vídeo.

O professor também poderá configurar o formulário online para correção automática de perguntas e objetivos. Essa correção pode ser feita por meio do envio de um e-mail para um aluno específico ou por meio de um comentário mais genérico para toda a turma. Saiba mais no vídeo de explicação ao lado feito pelo Google.

“Utilizando a correção automática, o professor pode passar mais tempo analisando as respostas dos alunos e entendendo quais os tópicos que deverão ser reforçados na sala de aula”, conta Rodrigo Vale, gerente de Programas Educacionais da Google.

Muitos professores da rede estadual já estão utilizando os formulários do Google. É o caso da E.E. Nestor de Camargo, localizada em Barueri, que teve a ideia de reduzir o número de papel e impressão, passando tudo para o online, com acompanhamento em tempo real das ações. Saiba mais aqui.