Que tal aguçar a curiosidade e começar 2016 antenado em tudo que acontece no mundo científico? A Educação preparou uma lista com cinco livros que vão te dar um empurrãozinho no aprendizado das ciências durante as férias escolares.
Os interessados podem encontrar os livros nas diversas bibliotecas de São Paulo e, ao mesmo tempo, ver os atrativos que elas oferecem, e que vão além dos livros. Para ajudar os estudantes, a Biblioteca Pública preparou um guia completo com todos os dados das bibliotecas de São Paulo com localização, contato e temática do ambiente procurado. Saiba mais aqui.
Clique aqui e descubra a biblioteca mais próxima de sua casa.
1) Albert Einstein e seu universo inflável: um dos maiores gênios de todos os tempos, Albert Einstein descobriu inúmeras teorias que nos ajudam a entender como funciona o mundo em que habitamos. Por isso, Mike Goldsmith desvenda traz ‘Albert Einstein e seu Universo Inflável’, um diário repleto de curiosidades da vida do cientista, como quando Einstein foi expulso da escola até a sua morte, quando seu cérebro foi reutilizado para estudos. Vale a pena conferir!
2) O Guia do Mochileiro das Galáxias: clássico da literatura de ficção científica, ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ foi o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que narra as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado.
3) O Homem que Calculava – aventuras de um singular calculista persa: romance fictício do escritor Malba Tahan, o livro narra as aventuras e descobertas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir, na Bagdá do século XII.
Inserido dentro do mundo islâmico medieval, a narrativa trata dos acontecimentos matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Inclui, ainda, lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez e a história da filósofa e matemática Hipátia de Alexandria.
4) Vinte Mil Léguas Submarinas: obra do escritor Júlio Verne, o livro traz a história do submarino Náutilus, movido a eletricidade e completamente autónomo do meio terrestre. O engenheiro, dono e capitão de tal feito, é o capitão Nemo, que com sua tripulação cortaram todas as relações com os continentes e com a humanidade. Vivem somente do que o mar lhes dá, a comida, a matéria prima que necessitam para a produção de eletricidade, tudo vem do mar.
5) George e o segredo do Universo: escrito por Stephen Hawking, um dos principais cientistas da atualidade, junto com sua filha, a jornalista e escritora Lucy Hawking, a publicação traz diversas aventuras com explicações científicas sobre o universo e os planetas.