• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 05/01/2016
Livros

Gosta de ciências? Confira alguns livros que vão aguçar sua imaginação no assunto

Jovens podem turbinar o conhecimento com obras científicas durante o período de férias

Que tal aguçar a curiosidade e começar 2016 antenado em tudo que acontece no mundo científico? A Educação preparou uma lista com cinco livros que vão te dar um empurrãozinho no aprendizado das ciências durante as férias escolares.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os interessados podem encontrar os livros nas diversas bibliotecas de São Paulo e, ao mesmo tempo, ver os atrativos que elas oferecem, e que vão além dos livros. Para ajudar os estudantes, a Biblioteca Pública preparou um guia completo com todos os dados das bibliotecas de São Paulo com localização, contato e temática do ambiente procurado. Saiba mais aqui.

Clique aqui e descubra a biblioteca mais próxima de sua casa.


1) Albert Einstein e seu universo inflável:
um dos maiores gênios de todos os tempos, Albert Einstein descobriu inúmeras teorias que nos ajudam a entender como funciona o mundo em que habitamos. Por isso, Mike Goldsmith desvenda traz ‘Albert Einstein e seu Universo Inflável’, um diário repleto de curiosidades da vida do cientista, como quando Einstein foi expulso da escola até a sua morte, quando seu cérebro foi reutilizado para estudos. Vale a pena conferir!

2) O Guia do Mochileiro das Galáxias: clássico da literatura de ficção científica, ‘O Guia do Mochileiro das Galáxias’ foi o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que narra as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado.

3) O Homem que Calculava – aventuras de um singular calculista persa: romance fictício do escritor Malba Tahan, o livro narra as aventuras e descobertas matemáticas do calculista persa Beremiz Samir, na Bagdá do século XII.

Inserido dentro do mundo islâmico medieval, a narrativa trata dos acontecimentos matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Inclui, ainda, lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez e a história da filósofa e matemática Hipátia de Alexandria.

4) Vinte Mil Léguas Submarinas: obra do escritor Júlio Verne, o livro traz a história do submarino Náutilus, movido a eletricidade e completamente autónomo do meio terrestre. O engenheiro, dono e capitão de tal feito, é o capitão Nemo, que com sua tripulação cortaram todas as relações com os continentes e com a humanidade. Vivem somente do que o mar lhes dá, a comida, a matéria prima que necessitam para a produção de eletricidade, tudo vem do mar.

5) George e o segredo do Universo: escrito por Stephen Hawking, um dos principais cientistas da atualidade, junto com sua filha, a jornalista e escritora Lucy Hawking, a publicação traz diversas aventuras com explicações científicas sobre o universo e os planetas.