terça-feira, 24/01/2012

Governador autoriza contratação de 20.358 agentes escolares temporários

Há vagas para 14.808 agentes de organização escolar e 5.550 agentes de serviços escolares, que serão contratados pelo período de até 12 meses para atuar nas unidades da rede estadual […]

O processo seletivo será realizado de forma descentralizada, pelas 91 diretorias regionais de ensino, que publicarão no Diário Oficial os respectivos locais e períodos para inscrições

As escolas da rede estadual contarão com mais 20.358 agentes escolares neste semestre. O governador Geraldo Alckmin autorizou a contratação temporária de 14.808 agentes de organização escolar (AOE) e de 5.550 agentes de serviços escolares (ASE), que atuarão nas escolas estaduais em todo o Estado.

O processo seletivo será realizado de forma descentralizada pelas 91 diretorias regionais de ensino, que, mediante necessidade, publicarão no “Diário Oficial do Estado” os respectivos locais e períodos para inscrições, sem custos para os interessados. As diretorias que contarem com remanescentes do concurso público regional realizado em 2009, poderão chamar estes candidatos.

A contratação, que poderá ser feita pelo prazo máximo de 12 meses, atenderá à demanda criada com novas unidades escolares e a ampliação das já existentes, adequando o módulo de servidores de cada unidade escolar.

A função do agente de organização escolar é dar suporte às ações da secretaria e atender à comunidade da escola, de acordo com as necessidades da respectiva unidade de ensino. Entre suas atribuições, estão: zelar pelo bem-estar dos alunos e pela estrutura física da unidade; orientar os estudantes quanto às normas de conduta previstas no regimento escolar; controlar a movimentação dos estudantes nas dependências da escola e imediações; auxiliar na manutenção da disciplina geral. A jornada de trabalho do AOE é de 40 horas semanais e o salário é de R$ 800,00.

Os agentes de serviços escolares temporários serão contratados para suprir a demanda atual, com jornada de trabalho de 40 horas semanais e remuneração mensal de R$ 665,00. São atribuições do ASE tarefas relacionadas à limpeza, manutenção e conservação da escola, assim como o controle e preparo da merenda escolar.