• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 28/03/2012
Imprensa

Governador autoriza implantação do projeto Jovem de Futuro na rede estadual de ensino

Ação visa melhorar o desempenho de mais de 800 mil estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais. Iniciativa beneficiará 1.208 unidades até 2014 O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quarta-feira, […]

Ação visa melhorar o desempenho de mais de 800 mil estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais. Iniciativa beneficiará 1.208 unidades até 2014

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quarta-feira, 28 de março, a implantação do projeto Jovem de Futuro na rede estadual de ensino. A proposta é atender a 811,4 mil alunos de 1.208 escolas de Ensino Médio até 2014 por meio de parceria entre a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, o Instituto Unibanco e o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), do Ministério da Educação. A iniciativa visa ao aprimoramento da gestão escolar para melhorar a qualidade de ensino e o desempenho dos alunos.

Por meio do projeto, escolas públicas de Ensino Médio recebem apoio técnico e financeiro para que, em um período de três anos, alcancem melhores resultados. Para este ano, está prevista a participação de 98,5 mil estudantes de 208 escolas, em 21 diretorias regionais de ensino. Serão 137 unidades no interior e 71 na capital e Região Metropolitana de São Paulo (consulte aqui a relação de unidades). Deverão integrar a ação mais 500 escolas no próximo ano e outras 500 em 2014, totalizando 1.208 unidades participantes.

Ao longo deste ano, o projeto deverá mobilizar cerca de 700 profissionais da rede estadual paulista, entre dirigentes, supervisores de ensino, gestores e professores. O MEC repassará os recursos diretamente às escolas, a Secretaria da Educação executará o projeto e o Instituto Unibanco será responsável pelas formações e pelo apoio técnico às unidades, com um investimento de R$ 77 milhões. Até 2016, está previsto o aporte de R$ 180 milhões do governo federal.

“Essa iniciativa é um exemplo das diversas formas de parcerias transformadoras que buscaremos promover no âmbito do programa Educação – Compromisso de São Paulo, que tem como um dos objetivos principais fazer com que nossa rede estadual de ensino atinja níveis de excelência”, afirmou o secretário da Educação do Estado, professor Herman Voorwald.

“Nós acreditamos na capacidade do sistema público de dar a grande virada. Durante seu período de validação, o projeto Jovem de Futuro gerou excelentes resultados para as escolas participantes, com avanço significativo em relação às que não participaram, e consolidou-se como uma tecnologia viável para reprodução em larga escala”, comentou Wanda Engel, superintendente do Instituto Unibanco.

Sobre o projeto

O Jovem de Futuro consiste em um conjunto de ações, métodos e tecnologias que proporcionam às escolas de Ensino Médio um modelo de gestão abrangente e participativo, focado em resultados. Sua base é a capacitação de um grupo de gestão, formado por integrantes da própria comunidade escolar, para a criação de um Plano de Melhoria de Qualidade, implementado ao longo de três anos.

Cada escola define sua própria matriz de planejamento, identificando carências e necessidades de acordo com os parâmetros de qualidade que pretende alcançar em cada aspecto da vida escolar – como notas médias, perfil dos docentes, rotinas administrativas e instalações físicas. Elaborado em função das prioridades e peculiaridades da instituição, esse planejamento fundamenta o plano de ações e a definição de metas que constituirão o programa. Estas, por sua vez, servirão para atingir o objetivo principal, que é a melhoria do desempenho escolar dos alunos e, por consequência, a diminuição dos índices de evasão.

No Estado de São Paulo, o projeto teve início como piloto, em 2010, em 41 escolas estaduais, cujos indicadores de resultados serão conhecidos ao fim do ciclo de três anos. Entre as escolas participantes do primeiro grupo, 20 são do Vale do Paraíba e 21 da capital.

Além de São Paulo, neste ano o Jovem de Futuro será transferido para outras cinco redes públicas de Ensino Médio dos seguintes Estados: Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí e Pará. Entre 2012 e 2014, estima-se que serão beneficiados mais de 3 milhões de alunos em cerca de 3,6 mil escolas no país.