• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 07/04/2005
Últimas Notícias

Governador e Secretário da Educação divulgam detalhes do projeto EMPRESA EDUCADORA

“Hoje o maior papel da escola é formar pessoas para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Assim o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, abriu […]

“Hoje o maior papel da escola é formar pessoas para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Assim o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, abriu o encontro com cerca de 100 empresários da capital e do interior, que aceitaram o convite para tomar um café da manhã no Palácio dos Bandeirantes, e conhecer detalhes do Projeto “Empresa Educadora”.

DIMINUIR AS DIFERENÇAS

De acordo com o secretário, a participação da iniciativa privada é fundamental para ajudar a diminuir algumas desigualdades. “O Brasil é o País que tem o pior desnível entre o dinheiro investido na educação básica (bem menor) e no ensino superior. Isso é preocupante, uma vez que quase 100 por cento dos estudantes se concentram na educação básica, enquanto menos de dez por cento estão no ensino superior”. Outra defasagem diz respeito à tecnologia. “O Brasil tem menos de 15 por cento de escolas públicas com laboratório de informática”, revelou o secretário.

TAMBÉM HÁ NÚMEROS PARA COMEMORAR

De acordo com Gabriel Chalita, enquanto a média de evasão escolar no Brasil, entre alunos de 1ª a 4ª série é de 8,2 por cento, no Estado de São Paulo o índice não passa de 0,7 por cento. Entre alunos de 5ª a 8ª série, a média nacional de evasão é de 13,4 por cento. Em São Paulo, fica em 2,8 por cento. Já no ensino médio, a evasão na média brasileira é de 19,8 por cento. No Estado de São Paulo, não chega a 5 por cento.

EXEMPLOS DE PARCERIA

O empresário Jayme Garfinkel, vice-presidente Executivo da Porto Seguro, falou sobre o início do trabalho de parceria com as escolas públicas, iniciado em 91. “No lugar de comprar um carro importado, investi esse dinheiro na melhoria de uma escola da favela de Paraisópolis.

Nem todos os carros importados me dariam tanto prazer como eu tive ao ajudar uma escola.” Atualmente, além de ajudar 4 escolas estaduais, o empresário criou a Associação “Crescer Sempre”, que atende seiscentas crianças de jardim de infância à pré-escola. O sócio-diretor da Sertrading S/A, Jair Ribeiro, que também aderiu à parceria, acha que o empresariado pode se comunicar melhor com a comunidade escolar. “Chegando lá e ouvindo a escola, estabelecemos um envolvimento muito maior com professores, diretores e funcionários. É o projeto mais gratificante do qual participei.”

O governador Geraldo Alckmin lembrou que a escola é o equipamento público mais importante do bairro. “Só para se ter uma idéia, em abril o Programa Escola da Família deve atingir a marca de 100 milhões de pessoas atendidas. Investindo na auto-estima dos alunos e da comunidade, melhoramos imensamente o desempenho da escola”, disse o governador.

COMO FUNCIONA A PARCERIA

É estabelecida entre uma empresa (diretamente ou por meio de um ONG, associação ou fundação) e uma escola pública do Estado, pela qual a primeira se dispõe a investir em recursos humanos, financeiros ou materiais, para fazer melhorias físicas, custeio de atividades propriamente escolares ou, ainda, prestação de outros serviços. A parceria não tem um valor mínimo de contribuição, e pode ser desfeita pelas partes a qualquer tempo, obedecendo aos pressupostos legais que constam do acordo da parceria.

Os interessados podem entrar em contato com a Gerência de Fortalecimento Institucional e Parcerias da Fundação para o Desenvolvimento da Educação, pelo telefone (11) 3327.4247 ou pelo e-mail empresaeducadora@fde.sp.gov.br

Celso Bandarra