• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/11/2020
Boas Práticas

Governador e Secretário de Educação conversam com professora de Campinas finalista do Global Teacher Prize 2020

Prêmio é conhecido como Nobel da Educação

Na última quarta-feira (25) o Governador João Doria, junto ao Secretário de Educação Rossieli Soares, recebeu no Palácio dos Bandeirantes a professora Doani Emanuela Bertan, finalista do prêmio Global Teacher Prize 2020, conhecido como Nobel da Educação.

Doani é professora bilíngue de português e libras na escola municipal Júlio Mesquita Filho, de Campinas. Para chegar ao top 10 do prêmio ela concorreu cerca de 12 mil inscritos, de mais de 140 países. O seu projeto consiste em um canal no Youtube, o Sala8, onde divulga videoaulas em libras das disciplinas de matemática, português, geografia, ciências e história. Os conteúdos são ministrados pela professora visando o acesso à educação básica aos alunos surdos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O canal tem 6,96 mil inscritos e 392,5 mil visualizações.

Se ganhar o prêmio a professora pretende ampliar o direcionamento para alunos até o final do Ensino Médio. O resultado será divulgado no dia 3 de dezembro e a bonificação será de US$ 1 milhão. A cerimônia virtual será apresentada pelo comediante, ator, escritor e apresentador inglês Stephen Fry, do Museu de História Natural em Londres. A cerimônia também incluirá um reconhecimento especial para um professor – um herói do COVID – que fez tudo para manter os jovens aprendendo durante a pandemia do COVID-19.

O Global Teacher Prize foi criado para ressaltar a importância dos educadores e o fato de que, em todo o mundo, seus esforços merecem ser reconhecidos e celebrados. Busca reconhecer os impactos dos melhores professores – não apenas em seus alunos, mas nas comunidades ao seu redor. O Concurso é promovido pela Varkey Foundation em parceria com a Unesco e tem como objetivo homenagear educadores que criam novos projetos e têm ideias inovadoras.