segunda-feira, 07/06/2004

Governador e Secretário prestigiam evento na Zona Leste da Capital

Mais de duas mil pessoas estiveram na comemoração dos 20 anos da Pastoral da Moradia, em São Miguel Paulista Com a presença de mais de duas mil pessoas, entre políticos, […]

Com a presença de mais de duas mil pessoas, entre políticos, membros da igreja e lideranças de movimentos populares da Grande São Paulo, realizou-se no início da tarde deste domingo, dia 6, grande festa em comemoração aos 20 anos da Pastoral da Moradia, em São Miguel Paulista.

Antonio Luiz Marchioni, 52 anos, carinhosamente chamado de Padre Ticão, atua na comunidade há mais de 20 anos. Sempre com um sorriso estampado no rosto, comemorava, não só o grande número de moradias, mas também o apoio que vem recebendo da Secretaria da Educação e a construção do campus da USP-Zona Leste que, além da concretização de um antigo sonho, “é um ato de coragem do governador”.

Em seu breve discurso, o secretário Gabriel Chalita fez questão de elogiar a atuação do Padre Ticão e a paixão com que desempenha seus projetos. Chalita afirmou que “quando a sociedade se organiza, é possível desenvolver um grande trabalho”. Falou, também, da sua alegria pelo sucesso do Programa Escola da Família, que tem contado com a participação dos alunos e suas famílias e a atuação dos universitários em todas as escolas da Zona Leste.

Demonstrando que Igreja e Estado formam uma grande parceria, o governador Geraldo Alckmin lembrou que moradia e educação têm sido destaques na região. São as construções da CDHU, os mutirões, as escolas técnicas, FATECs em Guaianazes e AE Carvalho, culminando com a criação do novo campus da USP. A unidade contará com 12 faculdades e previsão para início das aulas em março de 2005. O governador destacou dois novos cursos a serem oferecidos, que considera importantíssimos: Geriatria e Obstetrícia.

Alckmin salientou que a preparação para o vestibular 2005 deve começar em julho próximo, com o início das aulas para as 100 turmas de 50 alunos do Pré-Universitário. O curso gratuito é destinado aos alunos que estão no último ano do ensino médio na rede estadual.

Maria José Pereira, viúva, 68 anos, moradora da Zona Leste há 5 anos, comemora. Seu neto caçula, Paulo César, 19 anos, cursa o 3° ano na rede estadual e vai se inscrever no cursinho Pré-Universitário. O mais velho, Pedro, 26 anos, que mora e trabalha na região, vai voltar à sala de aula tentando o vestibular na nova USP.

Participaram também da festa da Pastoral da Moradia Duarte Nogueira, secretário da Agricultura; Mauro Bragato, secretário da Habitação; Paulo Alexandre Pereira Barbosa, secretário-adjunto da Educação; Mariléa Vianna, chefe de Gabinete da Secretaria da Educação; Raul do Valle, presidente da CDHU; José Aníbal, ex-presidente do PSDB; o vereador Gilson Barreto; padre Rosalvino, que abençoou o movimento, e Mário Covas Neto, filho do ex-governador.

Adriana Oliveira