segunda-feira, 14/02/2005

Governador e secretário realizam aula inaugural do ano letivo

No evento foram apresentadas novidades como a nova Matriz Curricular, Concursos e campanhas de leitura A Escola Estadual Fernão Dias Paes recebeu na última segunda-feira, dia 14, às 10 horas, […]

A Escola Estadual Fernão Dias Paes recebeu na última segunda-feira, dia 14, às 10 horas, o governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, para a abertura do ano letivo de 2005.

O evento contou com o lançamento de cinco novos programas educacionais, além da aula inaugural de biologia, realizada pelo governador. Tudo foi transmitido via sistema de Teleconferência, em tempo real, às escolas estaduais de todo o Estado de São Paulo.

Mudanças e novas propostas

Uma das mudanças mais importantes é o aumento da carga horária do Ensino Médio de cinco para seis horas diárias. Os alunos do período diurno terão um maior número de atividades curriculares como reforço escolar e o aumento do número de aulas. Para decidir pela nova matriz curricular, 80% das escolas, com Ensino Médio, participaram da votação via internet.

Outro importante diferencial é a inserção da disciplina de Filosofia na grade curricular. A matéria será considerada um ‘eixo central’ para a formação de cidadãos, incentivo ao senso crítico e reflexão sobre a realidade que nos cerca.

Com a volta da Filosofia, surgiu a necessidade da criação de uma proposta de formação de professores, além da abertura de um novo Concurso. Após o período de atribuições, serão preparados os procedimentos legais para a abertura das inscrições.

O novo concurso para professores de Ensino Básico (PEB I) também já está sendo preparado. O objetivo é fazer com que ele ocorra de maneira regionalizada, onde houver maior demanda, e com parceria entre Estado e Municípios.

A ‘Campanha de Leitura’, direcionada às escolas de Ensino Fundamental e Médio, terá duas vertentes: uma hora diária para trabalhar a leitura e a disponibilização de bancos de dados de textos populares como parlendas, ditos e provérbios. Este banco servirá de apoio ao trabalho dos professores.

Aula Inaugural do Ano Letivo
Data: 14.02.2005 – segunda-feira