O governador Alberto Goldman presta homenagem ao estudante Dener Luiz Silva, aluno da Escola Estadual Américo
Brasiliense, vencedor do desafio de língua portuguesa promovido pelo programa “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo
O estudante Dener Luiz da Silva, 12 anos, vencedor do “Soletrando 2010”, promovido pelo programa “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo, foi recebido nesta terça-feira (13/04) no Palácio dos Bandeirantes pelo governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, e pelo secretario adjunto da Educação, Guilherme Bueno. Após soletrar corretamente a palavra iâmbico, o aluno do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Américo Brasiliense, em Santo André, garantiu, no último sábado, o troféu Rachel de Queiroz e uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil.
“É um orgulho para São Paulo ter um estudante da rede pública campeão desse concurso. Essa vitória é conseqüência do ótimo trabalho realizado pelos professores do Estado e dos programas implantados pela Secretaria da Educação”, comenta Goldman.
O garoto, que estuda na rede estadual paulista desde o primeiro ano do Ensino Fundamental, foi selecionado entre alunos de duas mil escolas paulistas inscritas. O “Soletrando” é um desafio de língua portuguesa do qual participam estudantes da rede pública de ensino, do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental, de todo o Brasil, sendo um representante por Estado.
“A escola me ajuda muito em todas as disciplinas, mas foram as aulas de gramática as mais importantes para essa conquista”, contou o campeão. No encontro de hoje, o governador e o secretário adjunto da Educação entregaram coleções de livros ao estudante – incluindo coletâneas de Guimarães Rosa e Carlos Drumonnd de Andrade.
Dener, que sonha concluir o curso de direito e se tornar juiz, foi ao encontro de Goldman acompanhado da mãe, Maria de Fátima Honório Silva, e das professoras de português e de leitura, Maria Bento da Purificação e Maria Lúcia Ramos da Silva, respectivamente, além da diretora da Escola Estadual Américo Brasiliense, Alice de Oliveira Gaiasa.
Apesar de ter demonstrado excelente aptidão em língua portuguesa, o estudante diz que a disciplina não é a sua favorita. “Não tenho uma matéria preferida. Gosto de todas”, salienta o adolescente, que também demonstra talento em outras disciplinas. Em 2009, Dener ganhou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática.
Bom desempenho no Saresp
Dener foi um dos cerca de 1,8 milhão de alunos da rede estadual que em 2009 participaram da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A avaliação apontou avanço no ensino público estadual de forma generalizada, principalmente em relação ao Ensino Fundamental. A média de língua portuguesa na quarta série do Ensino Fundamental subiu 10,4 pontos (de 180, em 2008, para 190,4, em 2009). Em matemática, a melhora na quarta série também foi muito expressiva, de 10,8 pontos (de 190,5 para 201,3).
As médias de língua portuguesa e matemática na oitava série do Ensino Fundamental também melhoraram: 4,6 pontos em português (de 231,7 para 236,3) e 5,8 pontos em matemática (de 245,7 para 251,5). “Os resultados mostram que os programas inovadores implementados pelo governo do Estado já estão melhorando a qualidade da educação das nossas crianças e jovens”, afirma o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza.