• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 01/07/2005
Últimas Notícias

Governador recebe professores que vão para Salamanca

“A educação é prioridade do Governo do Estado de São Paulo e a formação continuada de seus agentes é essencial para que possam dividir conhecimento com os colegas, alunos e […]

“A educação é prioridade do Governo do Estado de São Paulo e a formação continuada de seus agentes é essencial para que possam dividir conhecimento com os colegas, alunos e a comunidade”. Assim o governador Geraldo Alckmin saudou os 30 professores da rede estadual de São Paulo que vão participar do curso de extensão universitária na Universidade de Salamanca, na Espanha. Eles foram recebidos, na tarde desta sexta-feira, 1 de julho, no Palácio dos Bandeirantes, acompanhados pelo secretário da Educação, Gabriel Chalita, e por executivos do Banco Santander/Banespa, parceiro e patrocinador do projeto. A viagem faz parte do curso intensivo de Língua e Cultura Espanhola na Universidade de Salamanca, fundada em 1218 e uma das mais conceituadas da Europa.

O secretário Gabriel Chalita enfatizou a importância do projeto, lembrando que o Governo do Estado investe anualmente cerca de R$ 120 milhões na formação de professores “para que possam desenvolver todo o potencial na sala de aula”. Os professores ficarão em Salamanca por um mês. O curso terá a duração total de 100 horas. São cinco horas diárias, sendo duas de língua espanhola e três com matérias optativas entre as oferecidas pela instituição.Uma das finalidades da capacitação é que cada professor contemplado com a viagem possa levar um “novo olhar” para alunos, escola e comunidade, diferenciando sua prática pedagógica cotidiana.

O programa beneficiará ao todo 90 professores, sendo que 30 deles já foram contemplados em 2004, mais 30 este ano, e o restante em 2006. Somente em 2005, 533 professores interessados em participar do curso inscreveram-se no site da Secretaria de Educação. Para participar do programa, os professores tiveram de cumprir alguns requisitos, entre eles o de comunicar-se na língua espanhola e estar atualmente em sala de aula ou ter trabalhado na rede estadual nos últimos três anos.

A capacitação na Universidade de Salamanca é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com o Banco Santander/Banespa que custeará todas as despesas – viagem, estadia, excursões e uma ajuda de custo de 200 euros. No final do curso os professores receberão o certificado de extensão universitária.

Bolsa Mestrado

O curso na Universidade de Salamanca é apenas um dos projetos de capacitação em línguas do programa. Em janeiro de 2005, 100 professores da rede farão mestrado na Universidade de Londres, na Inglaterra.

Todas as informações sobre os projetos de Bolsa Mestrados podem ser encontradas no site da Secretaria da Educação (www.educacao.sp.gov.br), no link Cenp.

Ana Lucia Venerando