• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 07/12/2011
Imprensa

Governador visita projeto de prevenção ao consumo de álcool a ser implantado nas escolas estaduais

Alckmin esteve hoje na Escola Estadual Professor Giulio David Leone, localizada no bairro Cidade Dutra, para acompanhar as ações desenvolvidas na unidade de ensino A escola é uma das 28 […]

Alckmin esteve hoje na Escola Estadual Professor Giulio David Leone, localizada no bairro Cidade Dutra, para acompanhar as ações desenvolvidas na unidade de ensino

A escola é uma das 28 da rede estadual que integram o projeto-piloto para conscientizar estudantes sobre os riscos do uso de bebidas alcoólicas

O governador Geraldo Alckmin visitou, na manhã desta quarta-feira (07/12), a Escola Estadual Professor Giulio David Leone, localizada no bairro Cidade Dutra, na zona sul da capital, para acompanhar as ações do projeto Movimento Pé no Chão, que integra o Programa de Prevenção ao Uso de Álcool entre Crianças e Adolescentes, lançado recentemente pelo Governo do Estado. Desenvolvida por meio de parceria entre as secretarias da Educação e da Saúde, a iniciativa envolve atualmente 28 escolas estaduais da zona sul de São Paulo, que participam da fase piloto, e será expandida gradativamente para toda a rede estadual de ensino até 2014. No próximo ano, deverão ser capacitados mais mil profissionais da Educação, especialmente professores-mediadores.

Por meio do projeto, educadores realizam oficinas sobre prevenção ao uso do álcool com grupos formados por no mínimo 10 alunos, para que esses atuem como multiplicadores da ação. As oficinas contam com metodologia e material específicos, de conteúdo lúdico e formato adequado ao público adolescente. Os estudantes aprendem diferentes formas de trabalhar a conscientização junto aos colegas, como produção de vídeos, peças teatrais, exposições fotográficas, festivais de música e fanzines.

Aluno da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual José Raul Polleto, Victor de Carvalho Souza, 15 anos, foi um dos que participaram do workshop. Seu grupo utilizou a linguagem do cinema mudo para produzir um vídeo que mostra os efeitos do consumo excessivo de álcool. “Muitos jovens da minha idade bebem, por isso é importante que todos tenham consciência do quanto é prejudicial”, comenta Victor, que organizou uma balada sem álcool na própria escola para exibir o filme aos colegas. “Foi uma maneira de mostrar que é possível se divertir sem bebida”, complementa.

Desde o início do projeto, em setembro, já foram capacitados mais de 1.700 professores e gestores da rede estadual. Também foram realizadas mais de 150 oficinas, envolvendo diretamente 273 alunos e indiretamente mais de 8 mil estudantes. Houve ainda encontros direcionados a orientar os pais dos jovens. Uma pesquisa realizada com os alunos que participaram das oficinas revelou que 59,9% beberam álcool pela 1ª vez na própria casa, na residência de parentes ou de amigos, enquanto 12,9% experimentaram em bares.

Os professores envolvidos também preencheram um questionário de avaliação, no qual consideraram importante a abordagem do tema na escola, mas 85% deles revelaram não se sentirem seguros para falar sobre o assunto com os jovens. Considerando essas informações, o Governo do Estado vai ampliar a iniciativa a partir do próximo ano para que as cerca de 5,4 mil escolas da rede estadual de ensino sejam contempladas até 2014.

Profissionais da Educação, como diretores de escolas, professores-coordenadores, supervisores de ensino, docentes e, principalmente, professores-mediadores receberão treinamento específico para alertar os alunos sobre os riscos da ingestão de bebidas alcoólicas.

A função de Professor-Mediador Escolar e Comunitário foi criada, em março de 2010, como parte do Sistema de Proteção Escolar implantado pela Secretaria de Estado da Educação para proteger as escolas da rede estadual de fatores de risco e vulnerabilidade e aproximar a comunidade da escola.  Atualmente, 1.941 educadores exercem a função de professores-mediadores em 1.604 escolas estaduais.

Álcool para menores é proibido

A prevenção ao consumo de álcool por crianças e adolescentes é uma ação prioritária do Governo do Estado de São Paulo. A lei 14.592, que regulamenta o consumo de bebidas alcoólicas por crianças e adolescentes, sancionada em 19 de outubro deste ano, prevê multa e até a interdição dos estabelecimentos comerciais que venderem o produto a menores de 18 anos. Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.alcoolparamenoreseproibido.sp.gov.br.