sexta-feira, 07/01/2022
Notícia

Governo de SP anuncia investimento de R$ 70,2 milhões por meio do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo na região de Campinas

Governador João Doria e o Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares também inauguraram unidade do Programa Creche Escola em Jaguariúna; unidade deve beneficiar 150 alunos

Nesta sexta-feira (7), o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, e o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, anunciaram um investimento de R$ 70,2 milhões destinado a realização de obras e na construção de unidades escolares para 11 municípios da região de Campinas por meio do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (PAINSP).

Na ocasião, também foi entregue mais uma unidade do Programa Creche Escola, no município de Jaguariúna, com investimento de mais de R$ 1,6 milhão da Secretaria da Educação do Estado em parceria com a prefeitura local.

“Já inauguramos 170 creches nestes três anos de governo, com serviço gratuito para a população e padrão de creches privadas. Temos mais de cem creches em execução e que serão inauguradas neste ano”, declarou João Doria. “Também assinamos a autorização para mais R$ 70 milhões na área de Educação em 11 municípios. Educação é prioridade absoluta do nosso governo, ao lado da área da saúde”, acrescentou o Governador.

Durante o evento, o Secretário destacou o investimento de R$ 26,7 milhões para revitalização de unidades escolares. Serão 15 escolas da rede estadual que receberão cobertura de quadra, e outras 45 escolas terão a rede elétrica reformada para o processo de climatização do ambiente escolar.

“Uma das nossas grandes metas é aumentar o nosso apoio à Educação, especialmente agora com o PAINSP, em parceria com os prefeitos. E uma das coisas mais importantes é a construção de creche e a ampliação das atuais para darmos muito mais vagas às nossas crianças”, afirma Rossieli Soares.

A construção de três escolas de tempo integral, duas em Campinas e uma em Mogi Mirim também foram autorizadas, o valor total é de R$ 35 milhões. Já os municípios de Amparo e Serra Negra foram beneficiados com investimento de R$ 8,4 milhões para a construção de duas unidades do Programa Creche Escola.

Ainda, nas cidades de Lindóia, Mogi Guaçu, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, cinco unidades de creche receberão investimento destinado a ampliação, serão construídas 2 salas e dois banheiros em cada unidade, somando R$ 3,4 milhões.

Programa Creche Escola

O CEI Professora Deise Mabel Haite de Oliveira é a 170ª Creche Escola entregue na atual gestão e tem capacidade para atender 150 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 501 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 124 estão em execução.