• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 08/01/2015
Governo

Governo de SP aprova regras mais rígidas de avaliação para novos diretores de escolas estaduais

Proposta prevê curso de formação e estágio probatório para profissionais selecionados por concurso

O governador Geraldo Alckmin sancionou o Projeto de Lei Complementar PLC23, de autoria da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, que prevê novas regras para o ingresso, formação e avaliação de diretores da rede estadual de ensino paulista. Foram aprovados os critérios mais rigorosos de seleção e ficou definido a realização de um estágio probatório, com duração de três anos, para avaliar o comprometimento com a comunidade escolar, responsabilidade, produtividade, assiduidade e disciplina dos novos profissionais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Todos os gestores passarão ainda por avaliações anuais feitas pelo conselho escolar. O diretor que apresentar desempenho insatisfatório nesta etapa poderá perder o cargo. As mudanças incluem cursos de formação para propiciar aos novos diretores ferramentas para uma melhor atuação.

O concurso que vai selecionar os novos profissionais vai contar com prova objetiva e discursiva e uma avaliação de títulos. Serão incluídas ainda duas fases no certame, que será regionalizado: uma etapa de cursos sobre gestão escolar, questões pedagógicas e liderança; e outra de visitas às várias unidades de ensino da rede.

“Com a oferta de novas ferramentas que aprimoram a capacidade de gestão dos diretores, nós fortalecemos o ensino e beneficiamos nossos 4 milhões de alunos. A mudança prioriza que todos os profissionais da rede tenham total apoio para desenvolver ainda mais suas competências técnicas e de liderança”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

A proposta da Secretaria estabelece ainda a formação de um grupo de apoio, formado por servidores da Educação, que participará da avaliação dos novos profissionais e contribuirá para que todos os novos critérios de avaliação sejam cumpridos.