sexta-feira, 28/01/2022
Notícia

Governo de SP entrega cartões do Bolsa do Povo Educação e anuncia investimentos de R$ 6,9 milhões em Educação na Região de Bauru

Recursos destinados via Painsp vão beneficiar 12 cidades da região

Nesta quinta-feira (27), o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, e o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, anunciaram um investimento de R$ 6,9 milhões destinado à realização de obras nas escolas estaduais e ampliação de creches em 12 municípios da Diretoria de Ensino Bauru, por meio do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp). Durante o evento, também foram entregues 16 cartões para os alunos beneficiários do programa Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes.

“As aulas presenciais são prioridade total, para isso estamos tomando todos os cuidados necessários. Cuidado também é ter as crianças dentro das escolas. Também estamos ampliando e melhorando as escolas, essas verbas são para isso”, declarou Rossieli Soares.

Os municípios que receberão os benefícios são Agudos, Arealva, Avaí, Balbinos, Cabrália Paulista, Duartina, Iacanga, Lençóis Paulista, Pirajuí, Piratininga, Reginópolis, Ubirajara. Do total de investimentos, R$ 2,8 milhões serão para ampliação de 9 creches e R$ 4 milhões para adequação da rede elétrica de 17 escolas estaduais que serão climatizadas.

Sobre o Painsp

O Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp) visa facilitar o repasse de recursos financeiros e apoio técnico do Estado de São Paulo aos municípios, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP). Até agora, esse repasse era feito por meio de um convênio. Com a criação do Painsp, a transferência de recursos começa a ser feita por meio de um Termo de Compromisso, formalizado pela Seduc-SP, de forma mais rápida e menos burocrática.

Os principais eixos a serem viabilizados pelo Painsp são aquisição de materiais didáticos, pedagógicos e tecnologias educacionais; a educação inclusiva; a articulação do transporte escolar; a melhoria na alimentação escolar; a formação e valorização dos profissionais da educação, a melhoria da infraestrutura física; a aquisição de equipamentos; a qualificação da gestão pedagógica, avaliação educacional e estratégia de aprendizagem para alunos com altas habilidades (superdotados).

Bolsa do Povo

Na ocasião do evento em Bauru, foram entregues 16 cartões do Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes.

Com os objetivos de reduzir os impactos da pandemia da Covid-19 ocasionados aos estudantes da rede estadual de ensino, promover a recuperação e o aprofundamento da aprendizagem, prevenir o abandono e a evasão escolar, o programa Bolsa do Povo Educação – Ação Estudantes oferece até R$1 mil por ano letivo para até 300 mil estudantes da rede estadual inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), nas linhas de pobreza e de extrema pobreza.

Ao receber o cartão, é necessário realizar o desbloqueio pelo portal do Bolsa do Povo (www.bolsadopovo.sp.gov.br).Outra opção, para quem não tiver acesso à internet, é através da Central de Atendimento, no telefone 0800 7979 800. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O desbloqueio pode levar até 48 horas úteis para ser concluído.

O cartão pode ser utilizado na função débito em estabelecimentos comerciais ou para saques, de qualquer valor e quantas vezes quiser, em terminais de autoatendimento do Banco do Brasil.