quinta-feira, 28/10/2021

Governo de SP entrega Creche Escola em Ibitinga

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo investiu R$ 1,4 milhão na construção; unidade deve beneficiar 70 alunos

Nesta quinta-feira (28) o Governador em exercício, Deputado Carlão Pignatari, e o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, entregaram mais uma unidade do Programa Creche Escola. Trata-se da 165ª creche escola da atual gestão e sua construção, no município de Ibitinga, foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,4 milhão da Secretaria da Educação do Estado em parceria com a prefeitura local.

Entre 2019 e 2021, foram investidos R$ 266,8 milhões no Programa Creche Escola, gerando 21,7 mil vagas de educação infantil em todo o estado de São Paulo.

“Minha mãe deu aula no 1º ano de alfabetização, então a Educação, principalmente das crianças, sempre foi algo que esteve muito próximo a mim. Então é uma alegria poder estar hoje inaugurando esta Creche Escola”, disse Carlão Pignatari.

A EMEI Kelly Regina Venturine Silva tem capacidade para atender 70 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

“Não só a creche, mas a educação infantil na verdade é uma das coisas mais importantes que a gente tem para investir. Cuidar da primeira infância é fundamental” afirma Rossieli Soares.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 496 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 132 estão em execução. Na região de Taquaritinga, que abrange Ibitinga, já foram entregues 7 unidades e outras 4 estão em obras com previsão de 520 novas vagas.