sexta-feira, 02/07/2021

Governo de SP entrega Creche Escola em Matão

Secretaria da Educação do Estado de São Paulo investiu R$ 1,6 milhão na construção que deve beneficiar 130 alunos

Nesta sexta-feira (2), o Vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, e o Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares, entregaram mais uma unidade do Programa Creche Escola. Trata-se da 146ª creche escola da atual gestão e sua construção, no município Pirassununga, foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,6 milhão da Secretaria Estadual da Educação em parceria com a prefeitura local.

“Dizem que quem muda o começo da história, muda a história inteira. E é isso o que nós queremos fazer na vida dessas crianças aqui em Matão a partir de hoje”, declarou Rodrigo Garcia.

A Creche Escola Casal Paulo Marcondes e Maria de Lourdes Ciarlo tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. A unidade também respeita todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Durante o evento, o Secretário Rossieli ainda destacou os investimentos realizados desde o início da gestão, com mais de R$ 1 bilhão e meio para a manutenção das escolas e a ampliação da velocidade de internet. “Nós só vamos transformar a nossa sociedade naquilo que a gente deseja e sonha com educação. Precisamos olhar para o futuro e hoje as paredes dessa creche estão muito bonitas, mas o principal é o que será construído aqui dentro, com a gestão e as famílias que serão atendidas na comunidade”, disse.

“A parceria entre estado e município é muito importante pois esta creche vai contribuir para que a criança tenha a oportunidade de se socializar dentro do ambiente escolar e aprender com o lúdico, que é o que eles fazem na educação infantil, e assim se desenvolva o processo cognitivo. Então, quando essa criança chegar as nossas escolas da rede estadual ela estará pronta e preparada para o processo de alfabetização e para todo o seu percurso escolar ao longo da vida”, avaliou o Dirigente de Ensino da Região de Araraquara, a qual pertence Matão, Paulo Pereira da Silva.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.

A Pasta, por sua vez, efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 477 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 143 estão em execução. Na região de Araraquara já foram entregues 6 unidades e outras 3 estão em construção 390 novas vagas.