segunda-feira, 24/04/2023

Governo de SP entrega Creches Escola em Cedral e Auriflama

Secretaria da Educação investiu R$ 3,2 milhões em construção e mobiliário; unidades, construídas por meio da FDE, têm capacidade para atender 220 alunos

O Governo do Estado de São Paulo entregou na última quarta-feira (19) mais duas unidades do Programa Creche Escola, totalizando, até o momento, 8 creches inauguradas pela atual gestão. A construção e entrega de mobiliário das unidades em Cedral e Auriflama foram realizadas graças ao investimento de R$ 3,2 milhões da Seduc, por meio da FDE, em parceria com as prefeituras locais. O presidente da FDE, Jean Pierre Neto, esteve presente nas inaugurações.

A Creche Rosely Oliveira Gomes Garcia, de Cedral, tem capacidade de atender 150 crianças de 0 a 5 anos. Já a EMEI Professor Miguel da Silva, localizada em Auriflama, comporta 70 crianças nessa mesma faixa etária. As duas creches totalizam 220 novas vagas.

Todos os prédios do programa possuem salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As unidades também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

O presidente da FDE, Jean Pierre Neto, afirmou durante as inaugurações: “Essas novas unidades do Programa Creche Escola são de extrema importância para garantir o acesso das crianças de 0 a 5 anos à educação de qualidade. A FDE tem apoiado a Secretaria da Educação e trabalhado em parceria com as prefeituras locais para ampliar o atendimento e, com isso, contribuir para a melhoria da educação em todo o Estado de São Paulo”.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de planta oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida. Com o programa, o governo estadual espera expandir o atendimento a alunos dessa faixa etária, prioritariamente em localidades com maior vulnerabilidade social. À FDE, entre outras ações, cabe a elaboração do projeto, além de vistorias mensais visando ao cumprimento do cronograma físico-financeiro.

Desde sua implantação, em 2011, foram entregues 560 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 116 estão em obras. Na região da Diretoria de Ensino de São José do Rio Preto foram entregues 12 creches, gerando cerca de 1,7 mil vagas. Já na região da Diretoria de Ensino de Jales foram entregues 21 creches desde o início do programa, gerando cerca de 2,8 mil vagas.

Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais: