segunda-feira, 07/02/2022
Notícia

Governo de SP inaugura duas creches e anuncia investimentos de R$ 27 milhões em Educação na região de Ribeirão Preto

Foram destinados R$ 3 milhões para construção das duas unidades que vão atender 200 crianças de 0 a 5 anos. Recursos destinados via Painsp vão beneficiar 14 municípios

Neste sábado (5), o Vice-governador do Estado de São Paulo Rodrigo Garcia entregou duas novas unidades do Programa Creche Escola para os municípios de Viradouro e Monte Azul Paulista. Na ocasião também foi anunciado o investimento de R$ 27 milhões para obras de Educação para 14 municípios, por meio do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp).

“Além dos cuidados que as crianças recebem dos profissionais da educação e a tranquilidade que os pais e responsáveis têm ao poder deixar seus filhos na creche para ir trabalhar, sabemos da importância das atividades pedagógicas para o desenvolvimento pleno destas crianças”, declarou Rodrigo Garcia.

Em Viradouro, foi inaugurada a CMEI Profª Valéria Batista Marques Beato, que é 180ª creche escola entregue na atual gestão, com investimento de R$ 1,4 milhão. Com capacidade de atendimento a 70 crianças de 0 a 5 anos. Já a CEMEI Profª Emília Barbeiro Messas Della Santina – “D. Melica”, em Monte Azul Paulista, contou com investimento de R$ 1,6 milhão para atender 130 alunos.

Ambos os prédios possuem salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. As unidades também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Entre 2019 e 2022, foram investidos R$ 293,5 milhões no Programa Creche Escola, gerando 23,9 mil vagas de educação infantil em todo o estado de São Paulo.

Programa Creche Escola

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida.  Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.  Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 512 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 121 estão em execução.

Painsp

Através do Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp) foram anunciados recursos de R$ 27 milhões para municípios das Diretorias de Ensino (DEs) de Sertãozinho e Jaboticabal.

Os municípios que receberão os benefícios da DE Jaboticabal são: Bebedouro, Guatapará, Jaboticabal, Monte Alto, Monte Azul Paulista, Pradópolis, Taiaçu, Taiuva e Taquaral. Na DE Sertãozinho, as cidades beneficiadas são:  Barrinha, Jardinópolis, Sertãozinho, Terra Roxa e Viradouro.

Do total de investimentos, R$ 13 milhões são para construção de uma escola de tempo integral, R$ 3,8 milhões para construção de uma creche, R$ 2,7 milhões para ampliação de dez creches e R$ 6,9 milhões para adequação da rede elétrica de 27 escolas estaduais que serão climatizadas.

O Plano de Ações Integradas do Estado de São Paulo (Painsp) visa facilitar o repasse de recursos financeiros e apoio técnico do Estado de São Paulo aos municípios, por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP). Até agora, esse repasse era feito por meio de um convênio. Com a criação do Painsp, a transferência de recursos começa a ser feita por meio de um Termo de Compromisso, formalizado pela Seduc-SP, de forma mais rápida e menos burocrática.

Os principais eixos a serem viabilizados pelo Painsp são aquisição de materiais didáticos, pedagógicos e tecnologias educacionais; a educação inclusiva; a articulação do transporte escolar; a melhoria na alimentação escolar; a formação e valorização dos profissionais da educação, a melhoria da infraestrutura física; a aquisição de equipamentos; a qualificação da gestão pedagógica, avaliação educacional e estratégia de aprendizagem para alunos com altas habilidades (superdotados).