A partir do segundo semestre as 5,3 mil escolas estaduais de São Paulo irão extinguir o uso de copos de plástico comum por outros de material biodegradável. Iniciativa pioneira, o Governo de SP, por meio da Secretaria da Educação do Estado, irá distribuir 400 milhões de unidades pela rede, em um investimento de aproximadamente R$ 19 milhões.
Os itens serão substituídos por copos confeccionados em polipropileno biodegradável, isento de deformações, furos, bordas afiadas e sujidades. A fabricação do produto é feita de acordo com as resoluções vigentes da Agência Nacional da Vigilância Sanitária.
No último dia 5 de junho, foi celebrado o 50⁰ Dia Mundial do Meio Ambiente – data estipulada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, com o objetivo de conscientizar a sociedade em relação ao bom uso dos recursos naturais e incentivar o debate sobre os impactos causados à natureza. #CombataAPoluiçãoPlástica é justamente o lema dos debates neste ano.
Materiais escolares, como régua e transferidor, distribuídos pela Secretaria da Educação no início do ano letivo, também serão de material biodegradável a partir de 2024.