• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 28/03/2012
Últimas Notícias

Governo do Estado autoriza ampliação do projeto Jovem de Futuro

Ação visa melhorar desempenho de mais de 800 mil alunos do Ensino Médio da rede estadual O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quarta-feira (28) a expansão do projeto Jovem de […]

Ação visa melhorar desempenho de mais de 800 mil alunos do Ensino Médio da rede estadual

O governador Geraldo Alckmin autorizou nesta quarta-feira (28) a expansão do projeto Jovem de Futuro na rede estadual. A proposta é atender a 811,4 mil alunos de 1.208 escolas de Ensino Médio até 2014 por meio de parceria entre a Secretaria da Educação, o Instituto Unibanco e o Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), do Ministério da Educação. A iniciativa tem o objetivo de aprimorar a gestão escolar para melhorar a qualidade de ensino e o desempenho dos alunos.

“Um passo significativo na expansão desse programa do Ensino Médio inovador. Ele permite uma avaliação permanente, não apenas ao final do trabalho, mas durante o trabalho nas escolas”, destacou o governador Geraldo Alckmin.

Por meio do projeto, escolas públicas de Ensino Médio recebem apoio técnico e financeiro para que, em um período de três anos, alcancem melhores resultados. Para este ano, está prevista a participação de 98,5 mil estudantes de 208 escolas, em 21 diretorias regionais de ensino. Serão 137 unidades no interior e 71 na capital e Região Metropolitana de São Paulo (consulte aqui a relação de unidades). Deverão integrar a ação mais 500 escolas no próximo ano e outras 500 em 2014, totalizando 1.208 unidades participantes.

Ao longo deste ano, o projeto deverá mobilizar cerca de 700 profissionais da rede estadual paulista, entre dirigentes, supervisores de ensino, gestores e professores. O MEC repassará os recursos diretamente às escolas, a Secretaria da Educação executará o projeto e o Instituto Unibanco será responsável pelas formações e pelo apoio técnico às unidades, com um investimento de R$ 77 milhões. Até 2016, está previsto o aporte de R$ 180 milhões do governo federal.

“A parceria com o governador e com o Secretário Herman ,que apoiaram desde o início, foi fundamental para que a gente chegasse até aqui, colocando esse grupo de escolas sob monitoramento intenso e ter, com isso, uma maior performance”, afirma o vice-presidente do Itaú Unibanco José Castro Araújo Rudge.

No Estado de São Paulo, o projeto teve início como piloto, em 2010, em 41 escolas estaduais, cujos indicadores de resultados serão conhecidos ao fim do ciclo de três anos. Entre as escolas participantes do primeiro grupo, 20 são do Vale do Paraíba e 21 da capital.

“O projeto é a expansão de uma proposta que existe na Secretaria. É um programa que mostrou nesses três anos uma melhoria no rendimento dos estudantes. Por isso a proposta da expansão”, afirma Herman Voorwald, secretário da Educação.