quarta-feira, 02/03/2011

Governo do Estado dobra investimento em Programa cultural para estudantes

Em 2011, o programa Cultura é Currículo receberá verba de R$ 32 milhões, o que permitirá ampliar o número de alunos beneficiados Programa leva crianças e adolescentes a instituições culturais, […]

Programa leva crianças e adolescentes a instituições culturais, espetáculos de teatro e dança, além de promover exibição de filmes nas escolas

Só em 2010, mais de dois milhões de estudantes participaram das atividades na capital, Grande São Paulo e interior

O secretário-adjunto de Estado da Educação, João Cardoso de Palma Filho, anunciou nesta quarta-feira (02/03) o investimento de R$ 32 milhões para o Programa Cultura é Currículo, em 2011. O valor é o dobro da verba destinada no ano passado. A notícia foi divulgada durante evento no Museu Catavento, na região central de São Paulo, que também contou com a presença do presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), José Bernardo Ortiz.

O Programa Cultura é Currículo promove visitas de estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da rede estadual a instituições culturais, espetáculos de teatro e dança, além de organizar exibições de filmes nas escolas. Só no ano passado, mais de dois milhões de alunos da Capital, Grande São Paulo e Interior participaram das atividades propostas.

“O Programa Cultura é Currículo foi elogiado por representantes de professores em reuniões que temos realizado com a rede estadual de ensino. Não faltaram sugestões de ampliação dessa iniciativa”, disse o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

Para o representante da Pasta, é fundamental que a formação dos estudantes contemple o acesso a atividades culturais de qualidade. “Com o dobro de investimento, vamos estender o benefício a um número maior de alunos”, completa.

Todas as ações do Cultura é Currículo são desenvolvidas com base na grade curricular da rede estadual a fim de aprimorar a aprendizagem dos alunos. O Programa é dividido em três segmentos: Lugares de Aprender – A Escola Sai da Escola, com visitas de alunos e professores a espaços culturais; Escola em Cena, que leva alunos e professores a espetáculos de teatro e dança; Cinema Vai à Escola, voltado para exibições de filmes dentro das unidades. O transporte e a alimentação dos estudantes são custeados pela Secretaria.

Em 2008, quando foi lançado, o Cultura é Currículo contava com 26 instituições parceiras. Em 2010, o número de instituições subiu para 136. Somente no interior, foram acrescidos 20 novos destinos na programação, como o Observatório Didático de Astronomia de Bauru, o Museu de Anatomia da UNESP de Botucatu, o Museu de Paleontologia de Marília e a Casa de Cultura Euclides da Cunha, em São João da Boa Vista. Também foram firmadas parcerias com prefeituras, secretarias municipais e ampliado o convênio com o SESC São Paulo.

Para 2011, estão previstas parcerias com mais dez instituições, somando um total de 146 espaços culturais para serem visitados. As atividades estão marcadas para começar no final de abril.

Lugares de Aprender

O projeto tem como objetivo promover o acesso de professores e alunos da rede pública estadual paulista de ensino a museus, centros, institutos de arte e cultura e a parques, como atividade articulada ao desenvolvimento do currículo. Foi concebido em acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, observando as orientações pedagógicas da Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP).

Para tanto, os professores recebem material de apoio pedagógico, que apresenta uma seqüência de atividades para o ensino de disciplinas curriculares, entre as quais a de visita a uma instituição cultural, centradas em eixos temáticos presentes na proposta curricular das séries e algumas disciplinas.

Os projetos foram definidos para cinco segmentos da escolaridade básica, cada um com seu respectivo eixo temático:

• 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental – Os seres vivos diante das estrelas

• 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental – Heranças Culturais

• 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental – Espaços, Tempos e Obras

• 7ª e 8ª séries do Ensino Fundamental – Patrimônio, Expressões e Produções

• 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio – Séculos, Contextos e Transformações

Escola em Cena

O projeto possibilita professores e alunos o acesso a produções de teatro e dança e orienta as escolas para que essas atividades culturais sejam articuladas no desenvolvimento do currículo. Os docentes recebem material pedagógico com sugestões de projetos didáticos a serem desenvolvidos em sala de aula.

O Escola em Cena também prevê o desenvolvimento de atividades como a apresentação de jogos teatrais, improvisações, peças, seqüências coreográficas e a produção e divulgação de textos dramáticos, estudos sobre manifestações dessas artes, críticas de espetáculos, entre outros materiais produzidos por alunos e professores.

Cinema Vai à Escola

O projeto tem como proposta o uso da linguagem cinematográfica na educação. Para isso, todas as escolas de Ensino Médio da rede recebem anualmente um conjunto de filmes de diferentes categorias e gêneros, em DVD, acompanhado de materiais de apoio à prática pedagógica. Com esse acervo, os estudantes têm acesso a produções cinematográficas que contribuem para a formação crítica e reflexiva do jovem, a ampliação do seu repertório cultural, o desenvolvimento da sua competência leitora e o diálogo entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas.