quarta-feira, 05/12/2012
Releases

Governo do Estado e Prefeitura de SP entregam sexta unidade do programa Creche-Escola na zona leste

Ao todo, o Governo de São Paulo investe R$ 80 milhões para construir na cidade 42 creches, que oferecerão cerca de 8.000 vagas Na manhã desta quarta-feira (05/12) o governador […]

Na manhã desta quarta-feira (05/12) o governador Geraldo Alckmin e o prefeito Gilberto Kassab inauguraram o sexto Centro de Educação Infantil (CEI) feito por meio do programa Creche-Escola. O CEI Conjunto Habitacional Itaquera IV, localizado na rua Casa no Campo, 40, em José Bonifácio (zona leste de SP), atende a cerca de 180 crianças com até 3 anos e 11 meses de idade.

Construída por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo, a unidade recebeu investimentos de cerca de R$ 5 milhões. A obra teve início em outubro do ano passado e foi concluída no mês passado.

O Governo do Estado destina, no total, R$ 80 milhões à administração municipal para a construção de 42 creches na capital, que oferecerão, juntas, cerca de 8.000 vagas, conforme convênios firmados com a prefeitura em julho deste ano e em novembro de 2011.

“A contribuição do Estado para aumentar a oferta de creches na cidade de São Paulo visa não só garantir o acesso de crianças com menos de seis anos à educação, mas também impulsionar a construção de unidades que mantenham o atendimento de qualidade oferecido na rede pública”, afirmou o secretário da Educação, professor Herman Voorwald, que durante o evento foi representado pelo chefe de gabinete da pasta, Fernando Padula.

Em setembro foi entregue à comunidade do Itaim Paulista (zona leste de SP) o Centro de Educação Infantil CDHU Itaim A, que atende a 230 crianças. Em outubro, foram inaugurados outros quatro CEIs: Jardim Fontalis, localizado no Tremembé (zona norte de SP); Jardim Colorado I, em Sapopemba (zona leste de SP); Fim de Semana, no Jardim São Luís (zona sul de SP); e Tiquira, no Jardim Ângela (zona sul de SP). Essas quatro unidades atendem, juntas, a cerca de 950 crianças.

A iniciativa visa ainda à construção de outros 36 Centros de Educação Infantil na capital distribuídos nas regiões dos distritos de Artur Alvim (1 unidade), Cangaíba (2 unidades), Capão Redondo (3), Cidade Dutra (1), Cidade Tiradentes (2), Ermelino Matarazzo (1), Itaim Paulista (2), Jabaquara (1), Jaraguá (3), Jardim Ângela (2), Jardim Helena (1), Ponte Rasa (1), Sacomã (1), São Lucas (1), São Miguel (1), Sapopemba (3), Campo Limpo (1), Cidade Líder (1), Freguesia do Ó (1), Grajaú (2), Itaquera (1), São Mateus (1), São Rafael (2) e Vila Curuçá (1). Segundo a Secretaria Municipal de Educação, 27 das unidades estão com obras em andamento e outras nove em fases anteriores ao processo de edificação.

Sobre o programa Creche-Escola

Lançado em setembro de 2011 e desenvolvido pelas secretarias de Estado da Educação e do Desenvolvimento Social, o programa Creche-Escola abrange todos os municípios do Estado e tem como objetivo ampliar o atendimento a crianças na Educação Infantil. O Governo de São Paulo já destinou, até o momento, um total R$ 310 milhões ao programa.

Entre maio e junho, foram assinados convênios, em um investimento de R$ 230 milhões, para a implantação de 156 creches no interior do Estado, que atenderão a 20.920 crianças.

Já assinaram os termos de adesão 420 municípios (65% do Estado de São Paulo), selecionados com base em critérios educacionais e de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), para a construção de 423 creches.

A verba repassada deve ser destinada exclusivamente para despesas de investimento em obras. Caberá às administrações municipais a responsabilidade pelas despesas de custeio necessárias para o funcionamento e manutenção das creches, como folha de pagamento, água, energia elétrica, materiais de consumo e outras. Os repasses às administrações municipais são feitos conforme o andamento das obras.