• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/09/2006
Últimas Notícias

Governo do Estado e Santander Banespa reforçam parceria para capacitar professores da rede estadual

Assinatura do protocolo de intenções entre poder público e instituição financeira será nesta quarta-feira, dia 6, às 10h30, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital O espanhol é a segunda língua […]

Assinatura do protocolo de intenções entre poder público e instituição financeira será nesta quarta-feira, dia 6, às 10h30, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital

O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo. Nada menos que 400 milhões de pessoas – espalhadas por vinte e uma nações – falam espanhol. A importância das relações com países que fazem fronteira com o Brasil é tão grande que a Secretaria de Estado da Educação e o Banco Santander Banespa decidiram dar continuidade a parceria para capacitar professores da rede estadual. O anúncio oficial sobre o Curso de Espanhol para Professores (OYE) foi feito nesta quarta-feira, dia 6, às 10h30, no Palácio dos Bandeirantes, na Capital.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções para implementar ações voltadas à capacitação no idioma espanhol teve a presença do governador Cláudio Lembo e do presidente do Banco Santander, Dom Emilio Botín. Durante o evento o governador recebeu os 29 professores da rede estadual que realizaram o curso de Línguas e Cultura Espanholas – parceria entre o Santander Banespa e a Secretaria de Estado da Educação – por meio de uma bolsa de estudos. O período de inscrição para os interessados se estende até dia 22 de setembro, e as aulas devem começar em outubro.

“O Santander tinha uma parceria interessante e cobiçada conosco. Agora ela se renova e se remodela”, comemorou a secretária de Estado da Educação, Maria Lucia Vasconcelos. E completou. “É a nova fase de um projeto de parceria, promissor e de sucesso.”

Mais sobre o curso

O curso – realizado a distância – irá utilizar a metodologia do Instituto Cervantes, além de contar com a parceria do Universia e de universidades paulistas como a USP, Unicamp e Unesp. A idéia é proporcionar experiências de aprendizagem por meio da vivência em um ambiente virtual baseado na interação e colaboração entre os participantes. Serão criadas situações que possibilitam reflexão sobre a construção do conhecimento e a própria prática pedagógica.

O objetivo é atender todos os professores de Educação Básica II – PEB II da rede pública estadual paulista. Na primeira etapa, em outubro deste ano, serão atendidos dois mil professores. Na segunda fase, a partir de janeiro de 2007, todos os demais professores da rede poderão ser inscritos. “Será a oportunidade para conhecermos um pouco do espanhol, afinal, é um curso altamente competente”, disse a secretária.

O curso, em sua totalidade, terá 600 horas de carga horária, com duração máxima de dois anos, mas pode ser realizado de acordo com o ritmo dos alunos, dada a flexibilidade que o ensino a distância oferece.

Para a aprendizagem da língua espanhola o curso dispõe de quatro módulos com 120 horas cada módulo. O curso de metodologia do ensino de língua espanhola possui 120 horas distribuídas igualmente entre os três últimos módulas, somando um total de 600 horas.

Processo de seleção

Caberá à Diretoria de Ensino selecionar os candidatos conforme as cotas calculadas pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (Cenp), que são proporcionais ao número de escolas de cada Diretoria de Ensino (D.E.).

Os dois mil candidatos a serem selecionados pelas DEs devem atender a requisitos como: ser professor de educação básica II – PEB II – e estar atualmente (2006), em sala de aula da rede pública estadual, ministrando aulas no ensino médio (não é necessário ser titular de cargo de Quadro de Magistério (Q.M.) e independe o tipo da licenciatura que o professor possua, ou seja, é aberto a todas as disciplinas); ter atuado em sala de aula na rede pública estadual nos últimos três anos; estar a mais de oito anos de completar o tempo necessário para sua aposentadoria em qualquer de suas modalidades; apresentar uma declaração – disponível no site – assinada pelo dirigente de ensino, comprobatória de habilidade para o uso de Internet. O link para a declaração é: “Habilidade para o uso de Internet”.

Caberá exclusivamente às diretorias de ensino a inscrição dos professores, bem como a total responsabilidade sobre a veracidade da comprovação dos requisitos mínimos exigidos para o processo de seleção de professores para a primeira etapa do Curso de Língua Espanhola em Educação a Distância (EAD).

Métodos

Os professores participarão de um programa orientado por reconhecidas instituições educacionais, além de vivenciarem os processos de aprendizagem em ambientes digitais. Entre os recursos didáticos a serem utilizados estão materiais didáticos multimídia e interativos, como: vídeos, recursos de gravação de áudio e jogos; participação em comunidades colaborativas de aprendizagem; acesso ao Centro Virtual Cervantes; ferramentas de comunicação: correio eletrônico, publicação em forma de texto, som e imagem, chat, fóruns, áudio conferências; e tutores responsáveis pela preparação de atividades complementares, orientação e avaliação dos professores.

A Secretaria de Estado da Educação também oferecerá os recursos tecnológicos da Rede do Saber, como por exemplo, as videoconferências para dinamizar a comunicação entre os participantes do curso.

A parceria

A parceria entre a Secretaria de Estado da Educação e o Banco Santander Banespa, que já investiu R$ 1 milhão, foi firmada em 1º de abril de 2004 para viabilizar o Programa de Língua e Cultura Espanholas, em Salamanca. A iniciativa, que beneficia 89 professore de Educação Básica (PEBII) da rede estadual, dividiu os professore s em três grupos: em julho de 2004, 30 professores receberam capacitação em Salamanca; em 2005, outros 30; e este ano, mais 29 professores.

O Curso teve 100 horas de atividades programadas, que compreendem cinco horas diárias, sendo duas horas de Língua Espanhola e três com matérias optativas, como Práticas Comunicativas Globais, História da Arte Espanhola e Economia, entre outras. É a chance que os professores têm de visitar outras cidades espanholas, e ao final do curso, recebem certificados.

O espanhol na rede estadual

Cerca de 700 professores da rede estadual distribuídos entre os Centros de Estudo de Línguas (CELs) e as oficinas das Escolas de Tempo Integral dão aulas de língua espanhola, mas eles não têm ligação com o com o Programa de Língua e Cultura Espanholas.