segunda-feira, 26/01/2004

Governo do Estado inaugura dois valiosos patrimônios culturais no Aniversário de São Paulo: Estação da Luz e a Estação da Luz da Nossa Língua

Abrindo as comemorações dos 450 anos de São Paulo, a Estação da Luz teve sua fachada totalmente recuperada. A cerimônia também inaugurou a primeira etapa do projeto “Estação da Luz […]

Abrindo as comemorações dos 450 anos de São Paulo, a Estação da Luz teve sua fachada totalmente recuperada. A cerimônia também inaugurou a primeira etapa do projeto “Estação da Luz da Nossa Língua”, que tem por objetivo criar um centro de referência da Língua Portuguesa – um espaço totalmente dedicado à preservação e à celebração da nossa língua.

Cerca de 3 mil pessoas puderam presenciar o governador do Estado, Geraldo Alckmin, acionar a luz inaugurando a nova fachada da Estação. O projeto, orçado em R$ 3,8 milhões, foi realizado em parceira com o Governo do Estado e a iniciativa privada. O governo paulista investiu R$ 900 mil.

Segundo o Governador, as parcerias são o melhor caminho para o desenvolvimento de projetos com este porte: “As parcerias entre o Governo do Estado, a Fundação Roberto Marinho e empresas privadas auxiliam na preservação da nossa memória”. Alckmin citou a importância da revitalização da Estação da Luz como mais um local da cidade que prestará serviços de qualidade ao cidadão, além de ser mais um espaço gerador de emprego e renda.

Estação da Luz da Língua Portuguesa

Com inauguração prevista para 2005, o projeto está orçado em R$ 30 milhões e é fruto da parceria entre o Ministério da Cultura, a Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Cultura, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal da Cultura e empresas da iniciativa privada. A Estação da Luz da Nossa Língua nasceu com o ousado compromisso de criar uma dinâmica inédita para a celebração, a compreensão e o uso da Língua Portuguesa.

Sobre a importância do projeto, o Secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, declarou que o centro de referência da Língua Portuguesa é o espaço da língua dos trabalhadores. “Que projetos como este continuem sendo criados na cidade para que possamos prosseguir com a construção e o desenvolvimento da nossa metrópole brasileira”.

Outro patrimônio contemplado pelo projeto é a “Língua Portuguesa”, que será trabalhado a partir de duas vertentes: a língua e a palavra. Será criado um espaço que vai ter como característica o dinamismo, trabalhado em oficinas culturais, que utilizarão diversas linguagens como música, teatro, dança e literatura. Por meio de vários suportes tecnológicos, também será mostrado de maneira interativa o uso da língua em diferentes mídias. O projeto abrigará ainda fóruns e debates liderados por instituições para a valorização da Língua Portuguesa, irá promover a capacitação de professores e ampliará suas fronteiras aos estados brasileiros e até outros países, disponibilizando seu conteúdo em um portal na internet.

Revitalização da Estação da Luz contou com megaevento

Na primeira etapa do projeto, o objetivo era recuperar as fachadas da Estação para que o monumento tivesse de volta o brilho que sempre o caracterizou. O evento marcou o término deste trabalho com uma cerimônia que encantou o público. Além de efeitos especiais de luzes projetadas na fachada para contar a história da construção da Estação da Luz, cantores e atores, acompanhados da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, fizeram uma bela homenagem à cidade.

O novo centro de referência cultural teve sua história contada através de uma retrospectiva. Com o auxílio de vídeos e projeções de luzes, a história da Estação da Luz foi retratada numa viagem ao século 16, ano de 1.554. Foi possível resgatar detalhes e curiosidades da construção do edifício, por onde passava o café, responsável pela fortuna de muitos paulistas.

A cerimônia teve vários cantores brasileiros presentes para homenagear os 450 anos da cidade e levou ao palco vários sotaques que formam a nossa língua. Estiveram presentes Kleiton e Kledir, Elza Soares, Almir Sater, Oswaldinho do Acordeon, e a cantora portuguesa, Maria Lourdes, todos regidos pelo Maestro Abel Rocha.

A cerimônia devolve à cidade a beleza de um dos seus mais significativos cartões postais. A Estação da Luz volta a ostentar o mesmo aspecto imponente da década de 50, quanto foi praticamente construída – após ter sido atingida por um grande incêndio. Estiveram presentes o ministro da cultura, Gilberto Gil, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, a secretária estadual da cultura, Cláudia Costin, além de representantes de todos os parceiros envolvidos na iniciativa.

Paola Martins