• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 11/10/2013
Releases

Governo do Estado investe R$ 120 milhões na construção de creches no interior de SP

Governador e secretário da Educação Herman Voorwald assinam convênios para criação de 76 unidades de educação infantil para atender 10 mil crianças O governador Geraldo Alckmin e o secretário da […]


Governador e secretário da Educação Herman Voorwald assinam convênios para criação de 76 unidades de educação infantil para atender 10 mil crianças

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald, firmaram nesta quinta-feira, dia 10, convênios com 76 prefeituras do interior de São Paulo para a criação de uma creche em cada município (veja lista abaixo). A cerimônia foi no Palácio dos Bandeirantes e o investimento total do Estado será de R$ 120 milhões.

         A parceria faz parte do Programa Creche-Escola que objetiva ampliar o atendimento de crianças na educação infantil, residentes prioritariamente em localidades com maior vulnerabilidade social. Além da Secretaria da Educação do Estado, que realiza os repasses financeiros, também participa a Secretaria de Desenvolvimento Social. As prefeituras ficam responsáveis por apresentar as documentações, os terrenos e pela condução das obras.

 

         No total, já foram assinados 234 convênios. A Secretaria da Educação oferece três plantas de prédios aos governos municipais, que se adéquam à demanda de atendimento infantil do local e ao terreno apresentado pela prefeitura. Os edifícios atendem aos padrões de acessibilidade previstos na legislação e também às exigências de sustentabilidade, como aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia.  As creches contam com todos os ambientes necessários para a educação das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, entre outros.

 

         “A parceria é imprescindível para auxiliar as cidades do interior na ampliação da oferta de creches. O intuito é reunir esforços para que todos tenham mais condições de aprimorar a educação das crianças no Estado de São Paulo”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald.

         Para participar do programa, as prefeituras devem manifestar interesse junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, responsável pela seleção das solicitações. Depois disso, os municípios deverão celebrar convênio com a Secretaria da Educação. As intervenções começarão logo após a assinatura dos convênios. Os repasses do Estado serão feitos em  parcelas para os municípios, mediante a realização das obras.

Municípios

 

 

Adolfo

Caraguatatuba

Jaci

Pompeia

Aguaí

Cardoso

Jahu

Pontes Gestal

Águas de Santa Bárbara

Catanduva

José Bonifácio

Porangaba

Altinópolis

Charqueada

Jundiaí

Porto Feliz

Alto Alegre

Colina

Macaubal

Quintana

Arandu

Colômbia

Mirante do Paranapanema

Rancharia

Artur Nogueira

Dirce Reis

Monte Alto

Ribeirão Bonito

Assis

Franca

Monte Aprazível

Ribeirão Corrente

Auriflama

Gavião Peixoto

Nova Guataporanga

Rio Claro

Avaí

General Salgado

Ocauçu

Sales

Bady Bassitt

Guareí

Osasco

Salto

Bananal

Ibirarema

Palestina

Santa Cruz da Esperança

Bálsamo

Irapuã

Palmital

Santa Ernestina

Barra Bonita

Itajobi

Parisi

São José do Rio Pardo

Barra do Turvo

Itapira

Paulistânia

São Pedro

Barueri

Itatiba

Paulo de Faria

Serra Azul

Batatais

Ituverava

Pedranópolis

Taciba

Bernardino de Campos

Jaboticabal

Pedro de Toledo

Taiuva

Campina do Monte Alegre

Jacareí

Pirapozinho

Taquaritinga