segunda-feira, 20/08/2012
Imprensa

Governo do Estado oferece curso sobre educação ambiental a professores da rede estadual de ensino

Formação oferecida em uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e do Meio Ambiente começa nesta segunda-feira para 758 educadores

A cons­trução de comunidades escolares sustentáveis é o principal objetivo da formação pela qual passarão 758 educadores da rede estadual de todas as 91 diretorias regionais de ensino a partir de hoje, 20 de agosto, em uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação e do Meio Ambiente.

Para isso, o curso “Comunidade Educadora Sustentável – Educação ambiental na escola e mudanças socioambientais globais”, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (Efap), oferecerá subsídios teóricos e práticos para os professores participantes. Até dezembro, serão 143 horas de aulas, sendo em 133 horas a distância e 10 horas presenciais.

Em seis módulos serão tratados temas relacionados às mudanças socioambientais globais, como produção e consumo, biodiversidade e água, e serão feitos mapeamento, diagnóstico e planejamento para uma intervenção educadora socioambientalista.

Da Região Metropolitana de São Paulo participam 576 professores de educação básica, diretores, vice-diretores e professores-coordenadores de escolas. Além disso, cada uma das 91 diretorias regionais de ensino do Estado inscreveu dois professores-coordenadores de núcleo pedagógico.

“A metodologia do curso prioriza a formação de um grupo de trabalho que possa atuar de acordo com as características de cada unidade de ensino, o que, certamente, aumenta as chances de êxito. Para isso, serão propostas ações de intervenção durante o curso. Enfim, será possível montar um grupo articulador da Educação Ambiental na própria escola”, explica Vera Cabral, coordenadora da Efap.