quinta-feira, 23/04/2009

Governo do Estado vai pagar participação de municípios no Saresp

Prefeituras já podem aderir à prova que será realizada em novembro O Governo do Estado de São Paulo vai pagar os custos para que estudantes das redes municipais de ensino […]

Prefeituras já podem aderir à prova que será realizada em novembro

O Governo do Estado de São Paulo vai pagar os custos para que estudantes das redes municipais de ensino possam participar das provas do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar) a partir deste ano. Para isso, a Secretaria de Educação passará a firmar parcerias com as Prefeituras por meio de termo de adesão. O exame está previsto para os dias 10, 11 e 12 de novembro.

O objetivo da medida é unificar a avaliação do desempenho nas redes estadual e municipais de ensino. O Governo do Estado ficará responsável pela concepção, conteúdo e elaboração das provas e os municípios devem arcar com despesas operacionais da aplicação. A Secretaria também irá prestar suporte às Prefeituras para análise e utilização dos resultados obtidos com a aplicação da prova.

“A adesão dos municípios ao Saresp significa um grande avanço para a educação do Estado, pois irá possibilitar uma avaliação integrada entre as redes e permitirá a comparação dos resultados até mesmo com as provas nacionais. Isso é fundamental para que as Prefeituras possam planejar melhor seus programas de educação e acompanhar os resultados”, diz o Secretário de Educação, Paulo Renato Souza.

As regras para a adesão dos municípios serão divulgadas em breve.

Participação em anos anteriores

A decisão do Governo do Estado acompanha uma tendência de adesão crescente das prefeituras municipais ao Saresp. No ano passado, 183 municípios participaram do exame do Saresp.

O Saresp avaliou no ano passado cerca de 2 milhões de alunos de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio em língua portuguesa, matemática, ciências e redação.