segunda-feira, 03/10/2005

Governo e Prefeitura de SP iniciam parcerias para ampliação dos programas Ação Jovem e Escola da Família

Foi em clima de comemoração que o governador Geraldo Alckmin anunciou na manhã de ontem, 2 de outubro, o número de beneficiados pelo Ação Jovem, programa de incentivo financeiro aos […]

Foi em clima de comemoração que o governador Geraldo Alckmin anunciou na manhã de ontem, 2 de outubro, o número de beneficiados pelo Ação Jovem, programa de incentivo financeiro aos jovens de baixa renda que desejam retomar os estudos. “Começamos com 10 mil, chegamos a 80 mil e agora a meta é fechar o ano com 100 mil jovens atendidos”, festejou o governador diante das duas mil pessoas que assistiam à cerimônia na escola estadual Romeu de Moraes, no bairro da Lapa, em São Paulo.

O evento foi marcado também pela assinatura da autorização de parceria entre Estado e Prefeitura na extensão dos benefícios do projeto aos 74 mil jovens atendidos pelo Município. Além do governador, estiveram presentes o Prefeito de São Paulo José Serra, do Secretário de Estado da Educação Gabriel Chalita e dos secretários municipais José Aristodemo Pinotti, da Educação, e Floriano Pesaro, da Assistência e Desenvolvimento Social e outras autoridades.

O programa Ação Jovem, realizado pela Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, visa dar incentivo aos jovens de baixa renda, com idades entre 15 e 24 anos, que desejam concluir seus estudos. Para isso, é disponibilizada uma bolsa-auxílio de R$ 60,00 mensais durante um ano, renovável por igual período mediante a permanência na escola.

A iniciativa de estabelecer parcerias com os municípios foi elogiada pelo Prefeito José Serra que destacou a importância dessa união para benefício da população. “De mãos dadas é possível atender melhor nossa comunidade”, disse ele.

Serra explicou que a união entre Estado e Município é um importante passo para recuperar a educação em São Paulo. “Esse Programa vai trazer para frente aqueles que, por algum motivo, ficaram para trás. E assim ajudá-los a retomar os estudos”.

A consolidação entre as Secretarias Estaduais da Educação e da Assistência e Desenvolvimento Social já disponibilizou 66 mil vagas no Ação Jovem para estudantes de baixa renda matriculados de 5ª a 8ª série no EJA estadual. Até o final do ano, todas as cidades de São Paulo serão contempladas com vagas no programa.

Escola da Família começa nas redes municipais

Durante o evento foi anunciado também o lançamento da ampliação do Programa Escola da Família nas unidades rede municipal de São Paulo.

“Estamos comemorando mais essa parceria”, festejou o governador. Além da Capital, 337 prefeituras manifestaram interesse em aderir ao projeto e, deste total, 125 já efetivaram a adesão, perfazendo mais 717 escolas abertas aos finais de semana e mais de 2 mil bolsistas.

“Hoje, o Escola da Família é desenvolvido em mais de 5.400 unidades estaduais. Agora chegou a vez das redes municipais conhecerem os benefícios do Programa, que conta com o apoio de educadores, voluntários e universitários. Juntos, eles oferecem a população atividades culturais, esportivas e profissionalizantes”, destacou o governador.

Para a efetivação do projeto, Alckmin liberou R$ 48 milhões, destinados ao custeio de 15 mil bolsas de estudos em cursos superiores a alunos universitários que atuarão como educadores nas escolas abertas nos fins de semana.

Para se candidatar a uma das bolsas é necessário ter concluído o Ensino Médio na rede pública paulista (onde deve ter estudado no mínimo os três anos), estar regularmente matriculado em curso de graduação de instituição privada de Ensino Superior conveniada com o Programa, não estar recebendo outro benefício para custeio da mensalidade do curso superior, ter interesse e disponibilidade para participar de atividades do Programa.

A Secretaria de Educação paga 50% da mensalidade, até o limite de R$ 267,00, enquanto a universidade parceira cobre o restante. Em contrapartida, o bolsista atua aos finais de semana nas escolas desenvolvendo atividades e monitorando as oficinas.

Educação é prioridade

Alckmin destacou, mais uma vez, a preocupação do governo em investir em projetos voltados para a educação. “Ação Jovem e Escola da Família são as meninas dos olhos do nosso governo. São projetos importantes porque falam com os jovem, a educação, o emprego e a toda a família”, disse o governador.

Ele reafirmou a importância de estabelecer parcerias com os municípios e elogiou o trabalho do Secretário Gabriel Chalita ao referir-se a ele como “um apaixonado pela educação”. Alckmin citou um dos livros de Chalita e destacou que a solução para a educação também está no afeto e, segundo ele, esse é um dos caminhos para se conquistar um ensino de qualidade.

Acompanhado pelo Prefeito José Serra e pelos Secretários de Estado e Município, o governador visitou as instalações da escola Romeu de Moraes, onde conferiu as atividades do Programa Escola da Família, e ainda provou os pães produzidos pelas voluntárias do projeto Padarias Artesanais, realizado em parceria com o Fundo Social de Solidariedade.

Depois da visita, eles seguiram para a Escola Municipal Desembargador Amorim de Lima, uma das unidades de ensino selecionadas para integrar o Programa Escola da Família.

Renata D’Angelo

Fotos: Laércio Marmo