• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 09/04/2012
Últimas Notícias

Governo firma parceria que oferecerá curso de MBA a diretores de escolas estaduais

Termo de cooperação assinado com a Fiesp e a Firjan prevê 3.200 vagas para docentes da rede em curso de especialização em Gestão Empreendedora O governador Geraldo Alckmin e o secretário […]

Termo de cooperação assinado com a Fiesp e a Firjan prevê 3.200 vagas para docentes da rede em curso de especialização em Gestão Empreendedora

O governador Geraldo Alckmin e o secretário da Educação Herman Voorwald assinaram hoje (9) um termo de cooperação com o Governo do Rio de Janeiro, a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). A parceria prevê a oferta de curso de especialização “lato sensu” (MBA) na área de Gestão Empreendedora, destinado a gestores das escolas públicas dos Estados de São Paulo e do Rio de Janeiro.

“Ficamos muito felizes, pois são 32 milhões que serão investidos em São Paulo. Nós queremos agradecer e dizer que trabalhar juntos é a garantia de fazer mais e melhor. Estamos trabalhando com entidades que têm compromisso com o Brasil”, afirma o governador Geraldo Alckmin.

A meta é formar, nos próximos cinco anos, 3.200 educadores de São Paulo e 1.200 do Rio. Os alunos não pagarão nada pelo curso, que tem o objetivo de formar diretores capazes de interagir de forma criativa e inovadora na gestão escolar e no seu papel de líder da escola, tanto no campo pedagógico quanto no administrativo. “É muito importante o apoio e a parceria do setor privado para que o ensino público do país alcance níveis de excelência, um dos principais objetivos do programa Educação – Compromisso de São Paulo”, afirmou o secretário da Educação do Estado de São Paulo, Herman Voorwald.

A parceria faz parte da Proposta para um Brasil + Competitivo dos Sistemas Firjan/Fiesp, com ações conjuntas nas áreas de energia, logística, banda larga e educação. O acordo tem vigência a partir deste mês até dezembro de 2017. “Nós priorizamos a educação e buscamos caminho para contribuir mais. E a rede pública sem dúvida tem o maior número de alunos. Em São Paulo são quase 5 milhões  na rede e é  por essa razão que a parceria proporcionará o curso”, comenta o presidente da Fiesp Paulo Skaf.

Curso

O curso de especialização será a distância, com atividades em ambiente virtual, e terá encontros presenciais regulares. Cada turma será orientada por um tutor que acompanhará todas as atividades. O cronograma e o conteúdo completo do MBA serão definidos entre a Secretaria da Educação e os parceiros de forma a atender às necessidades da rede estadual de ensino. A secretaria fará o acompanhamento da implementação do curso, que será dividido em módulos. A carga horária será de 360 horas. Estão previstas disciplinas como gestão de pessoas, gestão estratégica, modelos de gestão educacional e políticas públicas na educação.

Oportunamente a Secretaria fará junto às escolas a divulgação dos requisitos e das datas de inscrição para diretores interessados em concorrer às vagas. Caso não sejam preenchidas, unidades escolares que têm mais de um diretor poderão se inscrever.