• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 05/09/2005
Últimas Notícias

Governo lança programa de ações conjuntas de Educação e Saúde

Objetivo: fortalecer a qualidade de vida dos alunos nas escolas públicas estaduais Neste sábado, dia 3, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, esteve com o governador Geraldo Alckmin, […]

Objetivo: fortalecer a qualidade de vida dos alunos nas escolas públicas estaduais

Neste sábado, dia 3, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, esteve com o governador Geraldo Alckmin, no Parque da Juventude para anunciar o lançamento do programa “A Saúde Começa na Educação”.

O governador também anunciou a terceira fase da ampliação do Parque – os pavilhões 4 e 7 da antiga Casa de Detenção do Carandiru, zona norte da capital, serão transformados em espaço de educação e cultura.

As duas novidades fazem parte de uma proposta conjunta do Governo do Estado de contribuir com ações onde o caminho passa pela Educação.

O programa “A Saúde Começa na Educação”, tem o objetivo de dividir experiências bem sucedidas nas áreas de saúde e meio ambiente e incentivar novas ações e valores que estimulem a qualidade de vida.

 

 

 

 

A proposta do Programa é incentivar a adoção de modelo de saúde que integre os aspectos orgânicos, psíquicos, sócio-culturais e ambientais. Os três principais temas são: Educação Preventiva e Promoção da Saúde, Educação Ambiental e Saúde, Equilíbrio e Qualidade de Vida.

Como o programa reúne projetos educacionais que integram nutrição, meio ambiente, Lien Ch’I, saúde bucal, entre outros temas ligados à Saúde, o Governador Geraldo Alckmin disse que tudo está incluído no conceito holístico da Educação. “A maior parte dos problemas de saúde são por causa da qualidade de vida. Saúde é Educação”, concluiu.

No evento, um espaço foi dedicado especialmente para a exposição dos trabalhos das escolas da capital e Grande São Paulo. A maioria com enfoque de temas relacionados ao meio ambiente – preservação, desperdício de água, nutrição, saúde bucal e reciclagem. A Escola Estadual Ascendino Reis mostrou objetos decorativos feitos com bambu, papel, jornal, garrafas pet e latinhas de refrigerante. A escola Carlos Drumond de Andrade fez a maquete de um sobrado onde apresenta o aproveitamento da água da chuva e do chuveiro.

Diretorias de Ensino de Mogi, Itaquaquecetuba e Santo André apresentaram os resultados dos trabalhos voltados para a nutrição, a água como recurso precioso, a minimização do lixo e a prevenção a gravidez na adolescência.

“Cada programa ligado a saúde está também relacionado à vida e é um desafio criar programas envolventes para a formação do aluno no sentido de transformar a educação”, disse o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita.

Outro anúncio importante feito pelo governador durante o evento foi o aumento de 30 para 45 mil bolsas oferecidas aos interessados em participar do programa Escola da Família que, entre outras atividades como lazer, cultura e mercado de trabalho, também desenvolve ações preventivas na área da saúde.

Enquanto a Secretaria integra programas para fortalecer a formação do aluno nas 5.400 escolas públicas estaduais , o Parque da Juventude ganhará uma escola técnica do Centro Paula Souza e um centro de inclusão digital, onde era o antigo pavilhão 4. No outro pavilhão, será criado o Instituto de Promoção da Saúde – um centro de integração, conscientização e divulgação de terapias com base na medicina holística.

Projetos que integram o programa “A Saúde Começa na Educação”

Prevenção Também Se Ensina: Programa executado pela Secretaria de Estado da Educação nas escolas da rede pública estadual de ensino desde 1996. Esta iniciativa, que conta com o apoio do Programa Estadual DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, é destinado para a promoção da cidadania saudável e a redução da vulnerabilidade da comunidade escolar em relação ao uso indevido de drogas, às DSTs/Aids e à gravidez precoce. Cerca de 4,7 milhões de alunos da rede estadual de ensino fundamental (Ciclo II) e médio são orientados, de maneira interdisciplinar e por meio de atividades extracurriculares, sobre os vários temas que envolvem o universo da sexualidade.

Tá na Roda: uma Conversa sobre Drogas: O projeto, que tem parceria com a Fundação Roberto Marinho, visa ampliar o trabalho de educação preventiva contra as drogas que já vem sendo desenvolvido em todas as escolas da rede, através do Programa “Prevenção também se ensina”. O programa “Tá na Roda – uma Conversa sobre Drogas” vem intensificar e ampliar as possibilidades dinâmicas e atuais no tratamento das questões relativas às drogas em geral, permitindo aos educadores desenvolver a capacidade de análise, reflexão e crítica dos adolescentes com relação ao assunto.

Escola da Família: É um programa da Secretaria Estadual da Educação em parceria com a Unesco, o Instituto Ayrton Senna e o Faça Parte, entidade que prepara os voluntários, além de 335 instituições particulares de ensino superior que integram o programa Bolsa Universidade. Foi lançado em 23 de agosto de 2003. Desde então, 5.306 escolas da rede estadual ficam abertas nos finais de semana para receber alunos, pais e toda a comunidade. Assim, as escolas deixam de ser apenas um espaço de educação formal e transformam-se em centros de convivência. O objetivo do Escola da Família é aproximar comunidade e escola, pais e filhos, alunos e professores. Abrindo aos finais de semana, a escola passa a fazer parte da vida da comunidade local e isso contribui para a redução dos índices de violência no entorno escolar. O Escola da Família oferece atividades e cursos de cultura, esportes, saúde e qualificação para o trabalho. Aos finais de semana, as escolas têm futebol, vôlei, artes marciais, atletismo, ginástica, música, canto, teatro, artes plásticas, danças clássicas e populares, exibição de vídeos, palestras de saúde, cursos de idiomas, de informática, de culinária, de pintura, entre outros.

Projeto Ações Preventivas na Escola: Parceria com a Fundação Faculdade de Medicina – FFM. Assistentes do programa Escola da Família são capacitados para promover ações preventivas em relação às DST/AIDs, tabagismo, alcoolismo, entre outros.

Projeto Vale Sonhar: O projeto piloto está sendo desenvolvido na região do Vale do Ribeira, envolvendo 23 escolas estaduais de 13 municípios correspondentes às Diretorias de Ensino de Registro, Miracatu e Apiaí. O objetivo é potencializar eixo ‘saúde’ do programa Escola da Família, despertando no jovem a capacidade para identificar seus sonhos e elaborar seu projeto de vida evitando-se, com isso, causas como a gravidez precoce. Os professores e bolsistas do programa Escola da Família irão ampliar as informações sobre sexualidade, reprodução e prevenção às comunidades que freqüentam a escolas estaduais nos fins de semana.

Prevenção ao Câncer de Mama: Com a participação de profissionais ligados ao Hospital Sírio Libanês e à ONG América Mama, o projeto prevê o diagnóstico precoce, por meio da informação e da educação. Trabalha-se com professores e alunos das últimas séries dos ensinos médio e fundamental para sensibilizá-los ao diagnóstico precoce.

Prevenção na Saúde Bucal: Parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, Faculdades de Odontologia e com o Departamento de Prevenção e Saúde Coletiva da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas – APCD, para promover a saúde Bucal nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Educação Física para crianças (ciclo I): Desde 2003, alunos da 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental têm duas aulas de Educação Física por semana com um professor especialista. Antes disso, as atividades físicas para essas séries ficavam a cargo do professor responsável pela sala. Nas demais séries as aulas também acontecem duas vezes por semana. consenso entre os educadores de que os professores são peça fundamental no processo de aprendizagem.
Educação Ambiental: A iniciativa tem como principal finalidade integrar alunos e educadores nas atividades de pesquisa e conservação ambiental para a busca de melhorias socioambientais que beneficie as comunidades e o meio ambiente.

Lien Ch’I: Conhecido como o exercício da energia, é uma prática terapêutica corporal que trabalha com meditação e respiração, reproduzindo alguns movimentos de animais como a cegonha, o dragão e a tartaruga. Este trabalho trata dois aspectos importantes: o Qi (energia) e a respiração, fundamentais neste tipo de prática corporal terapêutica. Além de aulas teóricas sobre o conceito e filosofia da Medicina Tradicional Chinesa, os professores treinam oito movimentos do Lien Ch’i. Os chineses acreditam que, ao imitar os bichos, os praticantes incorporam suas características e conseguem liberar a energia vital que deve circular livremente pelo organismo para que as funções físicas e mentais permaneçam em equilíbrio.

Luciane Salles