sexta-feira, 01/07/2005

Governo lança projeto Pinte na Escola. E comemora 100 milhões na Escola da Família

No dia 3 de julho, o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Saulo de Castro, participarão […]

No dia 3 de julho, o governador Geraldo Alckmin, o secretário de Estado da Educação, professor Gabriel Chalita, e o secretário de Estado da Segurança Pública, Saulo de Castro, participarão de encontro na Escola Estadual Wolny Carvalho Ramos, na zona leste da capital, para lançar o projeto “Pinte na Escola” e comemorar os 100 milhões de participações no programa Escola da Família. No evento, que começa às 11h, será feita uma h omenagem aos policiais militares que atuam do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e na Ronda Escolar.

Alunos, coordenadores do programa Escola da Família e educadores também estarão presentes nas comemorações.

“Pinte na Escola”

O “Pinte na Escola” funcionará durante o recesso escolar de julho. Ao todo, 4.573 escolas poderão fazer pequenos reparos nos prédios ou terão suas fachadas e áreas internas pintadas e limpas em um sistema de mutirão que contará com a participação da comunidade. Mais de 4,5 milhões de alunos serão beneficiados.

Trata-se de uma parceria: a Secretaria de Estado da Educação entra com o investimento para a compra do material (latas de tinta, pincéis, rolos, lixas, etc.) — no valor total de R$ 31,6 milhões – e as escolas e Associações de Pais e Mestres mobilizam a comunidade, que participará de forma voluntária na execução das tarefas. O valor médio que cada escola receberá é de R$ 6.912, mas o repasse poderá chegar até a R$ 14.500. As próprias escolas decidirão suas prioridades, como pintar prédios ou executar pequenos reparos na estrutura física das unidades escolares.

Além de tornar o ambiente escolar mais agradável, o objetivo do programa é integrar a comunidade com a escola, compartilhando responsabilidades e estimulando a interação democrática entre alunos, pais, funcionários e a população de seu entorno.

O “Pinte na Escola” complementa as melhorias estruturais nas escolas, que anualmente passam por reformas e programas de manutenção. Em 2005, por exemplo, a verba destinada para as reformas e manutenção regular das escolas estaduais é de mais de R$ 172 milhões. O investimento feito no “Pinte na Escola” vai se somar a esses recursos.

100 milhões de participações no Escola da Família

O evento de domingo também irá comemorar as mais de 100 milhões de participações no Escola da Família, uma marca importante para o programa desde sua implantação, em agosto de 2003. Este número foi atingido no primeiro semestre de 2005. Até maio, o programa ultrapassou a média mensal de 11 milhões de participações, meta estimada originalmente para ser atingida no final de 2006.

O Escola da Família é uma realização da Secretaria de Estado da Educação em parceria com a Unesco, Instituto Ayrton Senna e Instituto Faça Parte. O projeto abre as portas de 5.306 escolas estaduais aos finais de semana oferecendo atividades diversas por mês para alunos, pais, professores e comunidade do entorno escolar.

Para desenvolver o trabalho, o programa conta com uma estrutura montada nas unidades aos finais de semana. São educadores profissionais (graduados), educadores universitários (bolsistas), educadores voluntários, gestores de escola, coordenadores de área, supervisores de ensino e assistentes técnicos pedagógicos. Além disso, semanalmente são realizadas reuniões nas sedes das Diretorias de Ensino para monitoramento dos trabalhos.

A diminuição dos índices de violência é um dos dados mais significativos do Escola da Família. Entre 2004 e 2005, por exemplo, houve uma queda de 30% nos casos de agressão. Já as ocorrências contra o patrimônio diminuíram 34% nas escolas estaduais. Ações como recuperação e manutenção do espaço físico escolar pela comunidade, resgate da convivência familiar na escola e ampliação dos horizontes culturais dos participantes também são alguns dos benefícios gerados pelo Escola da Família, um dos programas estratégicos do Governo do Estado.

SERVIÇO

Comemoração das 100 milhões de participações no Escola da Família e lançamento do projeto “Pinte na Escola”

Data: 03.07.05

Local: Escola Estadual Wolny Carvalho Ramos