quinta-feira, 16/06/2005

Governo mostra resultados da parceria com o Instituto Ayrton Senna

Dados serão apresentados a 2.400 diretores de escola e dirigentes de ensino que integram o Programa Escola da Família da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Destaques do […]

Dados serão apresentados a 2.400 diretores de escola e dirigentes de ensino que integram o Programa Escola da Família da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Destaques do SuperAção Jovem serão homenageados com medalha “Atitude Senna”

O governador Geraldo Alckmin abre, nesta sexta-feira, dia 17, o Grande Encontro de Decisores que apresentará resultados do Programa SuperAção Jovem, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna. O encontro, promovido pela Secretaria de Estado de Educação, idealizadora do Programa Escola da Família, reunirá decisores regionais e locais de todo o Estado — quase 2.400 diretores de escola e dirigentes de ensino envolvidos na implantação do SuperAção. Contará ainda com as presenças do secretário da Educação, Gabriel Chalita, da presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna e do representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, além do diretor do Instituto Vivo, João Luis Barroso e de Sérgio Rodrigues, da LIDE/EDH, empresas aliadas ao SuperAção Jovem.

No evento, 23 dirigentes de ensino que obtiveram os melhores resultados na implementação do SuperAção Jovem, serão reconhecidos com a medalha “Atitude Senna”. Também está previsto um painel com 11 jovens dos Times de Mobilização do SuperAção, que discutirão com Viviane Senna e Gabriel Chalita suas experiências à frente dos projetos que desenvolvem para solucionar problemas da comunidade ou da própria escola.

Parceiro do Programa Escola da Família desde a sua implantação, há dois anos, o SuperAção Jovem já está consolidado em mais de duas mil escolas públicas do Estado de São Paulo, atingindo hoje mais de 100 mil jovens. Prepara ainda educadores e gestores escolares para que passem a reconhecer o potencial da juventude. Os participantes são incentivados a ser protagonistas de soluções efetivas para os problemas de suas comunidades.

Grande Encontro de Decisores do Programa SuperAção Jovem
17 de junho de 2005 – 10 horas
Espaço Ferrovia – R. Dr. Almeida Lima, 1290 – Móoca

O QUE É O PROGRAMA SUPERAÇÃO JOVEM

O SuperAção Jovem, desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, reúne e orienta alunos de 14 a 18 anos, para que estes se organizem em grupos, detectem e escolham um problema, na escola ou na comunidade, e criem estratégias para resolvê-lo, executando uma ação real. O SuperAção faz parte do Programa Escola da Família. O Insituto Ayrtin Senna também desenvolve este projeto no Distrito Federal, Pará, Mato Grosso do Sul, Ceará, na Bahia e em Santa Catarina.

O Escola da Família, implantado em agosto de 2003, tem como principais resultados a redução dos índices de violência, participação da família e da comunidade na escola e geração de emprego. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Unesco, o Instituto Ayrton Senna e o Faça Parte, além de instituições privadas de ensino superior que compõem o Bolsa Universidade, promove atividades voltadas às áreas esportiva, cultural, de saúde e de qualificação para o trabalho durante os fins de semana em toda a rede pública estadual — 5.303 escolas.

Decisores são todas as pessoas que fazem o Superação Jovem acontecer dentro do Programa Escola da Família. Estão incluídos aí: os parceiros, os patrocinadores, equipes das coordenações do Escola da Família, Secretaria de Estado da Educação, Governo do Estado e o próprio Instituto Ayrton Senna.

O Time de Motivação é a equipe formada por educadores da coordenação regional e de jovens que desenvolvem projetos do Game SuperAção nas escolas que aderiram ao programa do Instituto Ayrton Senna. O time é responsável por mobilizar as comunidades.