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sexta-feira, 13/07/2018
Boas Práticas

Grêmio estimula protagonismo e autonomia de alunos dos Anos Iniciais

EE Prof. Dândolo Frediani também desenvolve atividades para que a comunidade escolar participe

Grêmio Estudantil da escola Professor Dândolo Frediani existe há pouco mais de um ano. Mas, ganhou força em pouco tempo devido ao empenho e a dedicação dos alunos dos Anos Iniciais do Fundamental.  E, além dos estudantes, que são verdadeiros protagonistas, pais e professores têm importante participação nas atividades realizadas na unidade escolar.

Para marcar o início do ano letivo, os alunos foram surpreendidos com a escola revitalizada e com os muros transformados em obras de arte pelas mãos dos professores. E o que chamou a atenção é que frases feitas pelos próprios jovens durante a atividade “Cápsula do Tempo”, na qual cada um deveria escrever uma mensagem positiva para o próximo ano, também foram eternizadas na parede.

“Foram selecionadas algumas frases escritas por eles no projeto para que fossem registradas nas paredes pelos professores de Arte. Os estudantes tiveram uma grande surpresa e amaram o resultado. Em reunião de pais, o retorno também foi positivo, além dos elogios sobre como a escola está linda”, conta a vice-diretora Sandra Mariano Laux.

O objetivo dos educadores foi alcançado. Os alunos aprovaram a iniciativa e se sentiram acolhidos. “Eu adorei, porque gosto de coisas coloridas e felizes. A escola ficou mais feliz e harmoniosa”, disse a aluna do 5º ano Alejandra Karoline Almendras.

A também estudante do 5º ano, Mikaelle Lima gostou da surpresa. “Fiquei muito feliz, porque quando você vê alguma coisa bonita, você se sente bem no local”, esclarece.

E as atividades na unidade de ensino não param por aí. Essa é uma das diversas ações realizadas dentro do projeto “Escola Linda”, que tem o objetivo de zelar pela escola e colocar em prática os valores de cidadania e proteção ao patrimônio escolar.

Durante o intervalo escolar, os alunos e as alunas gremistas são identificados com coletes e instruem os outros alunos sobre a importância de manter a unidade de ensino limpa, por exemplo.

“Os alunos que utilizavam os coletes foram inicialmente orientados a monitorar o recreio, juntamente com os agentes escolares. Eles orientavam os colegas a não jogarem lixo no chão, a não correrem no pátio, e alguns dias da semana ficavam encarregados de colocar música. As músicas eram indicadas pelos próprios alunos”, explica Sandra Mariano.

Projetos como esse promovem a autonomia e o protagonismo dos estudantes. “Eles voltavam para sala de aula falando o que tinham feito, dizendo que haviam ajudado no recreio e se sentiam importantes”, finaliza a professora Reinilda Souza Marques dos Santos.