• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 27/03/2018
Daniel Guimarães/MáquinaCW
Ensino Fundamental

Grêmio Estudantil adere à iniciativa “Plant-for-the-Planet” em defesa do Meio Ambiente

Gremistas da escola Alberto Salotti incentiva o plantio de árvores entre alunos

Incentivar a nova geração a cuidar do Meio Ambiente. Esse é o principal objetivo do Grêmio Estudantil “O Globo”, da escola estadual Alberto Salotti, localizada em São Paulo. E para fortalecer ainda mais essa bandeira, os gremistas aderiram a iniciativa “Plant-for-the-Planet”, que visa sensibilizar crianças e adultos sobre as questões das mudanças climáticas e justiça global.

A aluna Juliana Queiroz explica o motivo dessa campanha que incentiva o plantio de árvores. “Por ter visto que ao longo dos anos o aumento de gás poluído cresceu, pensei, por que não aumentar a qualidade desse ar de forma simples e passar de geração para geração?”, explica.

É com esse projeto, que o Grêmio Estudantil, que está há dois anos exercendo sua função, pretende se reeleger neste ano. As eleições que vão decidir as novas gestões seguem até o dia 10 de abril nas escolas da rede estadual.

“Por enquanto estamos esperando as eleições do grêmio para sabermos se seremos a chapa eleita e mesmo não conseguindo ser eleitos com o nome de grêmio estudantil, vamos estar agregando esse projeto a chapa vencedora ou até mesmo por fora distribuindo panfletos, pendurando cartazes pela escola”, explica o aluno José Erick.

Os alunos podem e devem ter voz dentro das escolas e isso acontece na unidade de ensino Alberto Salotti, com a participação ativa do Grêmio Estudantil incentivando o protagonismo juvenil.  “Além de atratividade, tornamos a voz dos alunos mais alta, ou seja, deixamos um espaço para todos serem ouvidos e de maneira organizada, atendidos com competência”, disse o aluno Owen Campos.

“Nós como grêmio não deixamos nossa função aluno de lado, então com isso, agregamos meios de descontração dentro do colégio que não fujam muito do hábito escolar, passando assim matérias voltadas à área de cidadania e convívio social”, finaliza Amanda Gouveia.

Eleições para novos Grêmios Estudantis

Ainda dá tempo de criar uma comissão eleitoral para eleger as novas gestões dos Grêmios Estudantis nas escolas da rede. Até o dia 10 de abril, alunos podem organizar chapas e campanha de divulgação de projetos visando a obtenção de votos.

Atualmente, 92% das unidades de ensino mantém Grêmios Estudantis. Esse número representa mais de 4,7 mil escolas da rede. Os jovens têm a oportunidade de adquirir responsabilidade, autonomia e liderança.