Os alunos integrantes do Grêmio Estudantil Fênix, da escola Alfredo Paulino, localizada no Alto da Lapa, na capital paulista, tomaram posse em abril e já tem em mãos uma lista de projetos que pretendem implantar na escola.
“Concurso de poesias, contos, crônicas e desenhos e uma gincana de Português e Matemática, além de um projeto de contação de histórias destinado aos primeiros e segundos anos”, explica aluna Bianca Rubião Rubio, do 4º ano do Ensino Fundamental.
Para participar do processo foi necessário que as chapas apresentassem propostas em todas as salas de aula, do primeiro ao quinto ano.
Por meio de urnas de lonas, todos os estudantes da unidade de ensino puderam votar nas quatro chapas que disputaram a eleição que contou com o auxílio de uma comissão, na qual os alunos não eram permitidos a participar do processo eleitoral. Esses jovens foram convocados imediatamente após o encerramento da eleição para a contagem dos votos e da divulgação dos resultados. Todo esse processo foi acompanhado pelos presidentes e vices de todas as chapas concorrentes.
A ação mobilizou todos da unidade de ensino, explica o professor Alex Pereira de Almeida. “Com alunos de todos os anos que fizeram cartazes, propostas e apresentaram nas salas e preencheram uma revista com o tema eleições (parceria com o cartório regional)”, disse.
A aluna Sarah Cristine Ferreira Palombo, do 5º ano do Ensino Fundamental, o Grêmio Estudantil dá voz oficial aos jovens. “Representa os estudantes, podem propor ações, atuar junto à escola e à comunidade e é um ato de cidadania”, explica.
O Grêmio Estudantil na Alfredo Paulino existe há três anos e foi implantado pela professora Margareth Alves Leite que seguiu as orientações e o calendário da Educação em todos os processos eleitorais enviados pela Secretaria de Estado da Educação.
Grêmio Estudantil na rede
Atualmente, 92% das unidades de ensino mantém Grêmios Estudantis. Esse número representa mais de 4,7 mil escolas da rede. Ao participar do Grêmio Estudantil, os jovens têm a oportunidade de adquirir responsabilidade, autonomia e liderança.
A técnica do gabinete da Secretaria da Educação, Sonia Maria Brancaglion fala sobre a importância de garantir esse direito aos estudantes. “Esse processo colabora para que o aluno pare de olhar para a questão individual e contribua com o espaço educativo”, diz.