Um dia parece pouco para os alunos que participam do grêmio Futuros Nova Geração, da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima, em Suzano. Enquanto parte dos estudantes desenvolve o projeto de grafite no muro da escola, os outros se dividem entre orientações voltadas a grêmios da região e a implantação de uma horta suspensa em um espaço antes inutilizado.
“Nossa proposta foi revitalizar o ambiente para melhorar tanto o visual quanto a qualidade de vida do aluno e já começamos a ter resultados, já que os estudantes comentam que estão adorando. É gratificante”, conta Emerson Silva, aluno, secretário executivo e diretor de imprensa do grêmio da unidade.
E as ações do grupo não param por aí. Criado em 2008, a chapa começou timidamente, mas logo conquistou espaço. Hoje, o grupo participa ativamente das atividades da escola, possui assento efetivo no Conselho de Escola e mantém um blog, atualizado diariamente, com mais de 20 mil acessos.
“Conseguimos mudar a realidade da nossa escola. É muito prazeroso ver essa evolução. Hoje, os alunos têm voz ativa, são envolvidos e mais interessados”, afirma Juliana Christie, professora coordenadora do Grêmio Estudantil da unidade desde a criação do grupo.
Emerson é prova disso. O aluno conta que antes do grêmio era introvertido, mas que depois que começou a participar ativamente do grupo mudou completamente. “O grêmio transformou o meu jeito de falar, escrever, expressar e olhar o mundo. Hoje eu sei que posso ir além. Acho que todos os alunos deveriam passar por uma experiência como essa”, opina o aluno.
Grêmio Estudantil
A escola de Suzano faz parte das 66,25% unidades da rede estadual que contam com grêmio em atividade. A organização é formada e liderada por estudantes e incentivada pela Secretaria da Educação, por meio do Núcleo de Articulação e Iniciativas Junto a Pais e Alunos (NUART). Os grêmios são formados por alunos que se responsabilizam pelo desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de cidadania.
“O grêmio é um colegiado fundamental para uma escola cidadã, porque permite o protagonismo juvenil e o primeiro exercício de cidadania na sociedade”, afirma Eliane Cecílio Jorge, diretora do NUART. “Além disso, o Grêmio é um órgão reconhecido de apoio à Direção Escolar”, explica.
Quer saber como criar um grêmio na sua escola? Clique aqui!