• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 26/12/2013
Pais e Alunos

Grêmio Estudantil de Suzano se destaca por participação intensa em atividades da escola

Grafite no muro, horta suspensa e orientação a outros grêmios são algumas das ações desenvolvidas

Um dia parece pouco para os alunos que participam do grêmio Futuros Nova Geração, da E.E. Oswaldo de Oliveira Lima, em Suzano. Enquanto parte dos estudantes desenvolve o projeto de grafite no muro da escola, os outros se dividem entre orientações voltadas a grêmios da região e a implantação de uma horta suspensa em um espaço antes inutilizado.

“Nossa proposta foi revitalizar o ambiente para melhorar tanto o visual quanto a qualidade de vida do aluno e já começamos a ter resultados, já que os estudantes comentam que estão adorando. É gratificante”, conta Emerson Silva, aluno, secretário executivo e diretor de imprensa do grêmio da unidade.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

E as ações do grupo não param por aí. Criado em 2008, a chapa começou timidamente, mas logo conquistou espaço. Hoje, o grupo participa ativamente das atividades da escola, possui assento efetivo no Conselho de Escola e mantém um blog, atualizado diariamente, com mais de 20 mil acessos.

“Conseguimos mudar a realidade da nossa escola. É muito prazeroso ver essa evolução. Hoje, os alunos têm voz ativa, são envolvidos e mais interessados”, afirma Juliana Christie, professora coordenadora do Grêmio Estudantil da unidade desde a criação do grupo.

Emerson é prova disso. O aluno conta que antes do grêmio era introvertido, mas que depois que começou a participar ativamente do grupo mudou completamente. “O grêmio transformou o meu jeito de falar, escrever, expressar e olhar o mundo. Hoje eu sei que posso ir além. Acho que todos os alunos deveriam passar por uma experiência como essa”, opina o aluno.

Grêmio Estudantil

A escola de Suzano faz parte das 66,25% unidades da rede estadual que contam com grêmio em atividade. A organização é formada e liderada por estudantes e incentivada pela Secretaria da Educação, por meio do Núcleo de Articulação e Iniciativas Junto a Pais e Alunos (NUART). Os grêmios são formados por alunos que se responsabilizam pelo desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de cidadania.

“O grêmio é um colegiado fundamental para uma escola cidadã, porque permite o protagonismo juvenil e o primeiro exercício de cidadania na sociedade”, afirma Eliane Cecílio Jorge, diretora do NUART. “Além disso, o Grêmio é um órgão reconhecido de apoio à Direção Escolar”, explica.

Quer saber como criar um grêmio na sua escola? Clique aqui!