Grêmio Estudantil é a voz do aluno. É com esse pensamento que a chapa “O Globo” da escola estadual Alberto Salotti, localizada em São Paulo, realiza a sua campanha de divulgação de projetos visando a obtenção de votos. O grupo está há dois anos exercendo suas funções na unidade de ensino. As eleições terminam dia 10 de abril.
Para a aluna Francielle Andrade, muitas mudanças aconteceram na unidade de ensino depois que o grêmio começou a exercer o seu papel dentro da escola. “Além de atratividade, tornamos a voz dos alunos mais alta, ou seja, deixamos um espaço para todos serem ouvidos e de maneira organizada, atendidos com competência”, explica.
O Grêmio Estudantil tem autonomia para elaborar propostas, organizar e sugerir atividades para a escola. Os alunos têm a possibilidade também de negociar os interesses junto à direção da escola. “O Grêmio Estudantil é um emblema dentro das escolas, além de ser uma ponte de fácil acesso à direção do colégio, é um ótimo meio para incentivar os alunos a participarem de eventos básicos”, explica a aluna Juliana Queiroz.
A busca pelo fortalecimento da atuação do grêmio estudantil na escola Alberto Salotti é constante. “Nós como grêmio não deixamos nossa função aluno de lado, então com isso, agregamos meios de descontração dentro do colégio que não fujam muito do hábito escolar, passando assim matérias voltadas à área de Cidadania e convívio social”, segundo o estudante Owen Campos.
“Boa porcentagem dos estudantes participam, inclusive é por meio desta base que se movimenta um grêmio, com a participação dos alunos no geral”, finaliza José Erick.
Eleições de novos Grêmios Estudantis
Ainda dá tempo de criar uma comissão eleitoral para eleger as novas gestões dos Grêmios Estudantis nas escolas da rede. Até o dia 10 de abril, alunos podem organizar chapas e campanha de divulgação de projetos visando a obtenção de votos.
Atualmente, 92% das unidades de ensino mantém Grêmios Estudantis. Esse número representa mais de 4,7 mil escolas da rede. Os jovens têm a oportunidade de adquirir responsabilidade, autonomia e liderança.
A ação faz parte do projeto Gestão Democrática que visa expandir a participação dos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio nas tomadas de decisões na escola.