• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/05/2016
Grêmio Estudantil

Grêmio estudantil transforma comportamento de alunos da rede

Gremistas organizam campanhas, jornal quinzenal e rádio

Há três anos o comportamento dos estudantes da E.E. Alexandrina Santiago Netto, na Praia Grande, vem mudando desde que o Grêmio Estudantil retomou as atividades. Os alunos passaram a ser mais participativos nas festas, campanhas, jornal quinzenal, rádio e até mesmo com as atividades pedagógicas e no acolhimento dos calouros.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“O que me motivou a entrar no Grêmio Estudantil foi ver o trabalho dos outros alunos gremistas e ver que as pessoas reconheciam o que eles faziam. A escola vem melhorando a cada ano. O Grêmio me motiva demais e isso faz com que todos os alunos se interessem pela escola e faça com que tenham vontade de mudar e melhorar o local onde estudam”, revela a aluna Letícia Aparecia Barbosa Santos.

O Grêmio Estudantil da E.E. Alexandrina Santiago Netto tem vários projetos dentro da unidade, um deles é o chamado Dia do Estudante. “Resolvemos ter este dia aqui na escola para que os estudantes pudessem ser ouvidos. Os alunos escrevem as ideias nos papeis e discutimos o que pode funcionar e o que pode ser reformulado, mas todas as ideias são expostas” relata a aluna Julia de Souza Apolinário. 

A escola também tem o projeto de teatro. Tem o jornal onde todos os alunos da escola participam escrevendo matérias, poesias e informações da própria unidade escolar. “O jornal é algo muito produtivo que gostamos de fazer, os alunos, principalmente do 8º ano, se dedicam bastante em enviar textos e gostam de ve-los publicados”, relata Vitor Cardoso Paes da Silva.

Os alunos do 3º ano se preocupam também no que vão deixar para os estudantes que vão ficar. “Sempre passamos em todas as salas de aula estimulando os estudantes para participarem do grêmio. E queremos deixar para eles essa vontade de participação e nossas ideologias, mas com a autonomia deles. E, principalmente, que eles tenham cada vez mais essa vontade de melhorar a escola onde estudam”, finaliza o aluno Vitor Cardoso Paes da Silva.

Muitos professores elogiam a participação dos grêmios na escola e a evolução dos alunos enquanto cidadãos. “Os alunos do grêmio dão exemplo do que é viver do que é participar. Um aluno gremista reúne tudo o que um professor sonha e espera: autonomia de pensar, forma de buscar um mundo melhor e de compreender esse mundo”, finaliza o professor Mario Barbosa.

Sobre os Grêmios Estudantis

O Grêmio Estudantil tem como objetivo de promover a cooperação entre diretores, professores, funcionários e alunos no trabalho da escola, defender os interesses individuais e coletivos de todos os alunos da unidade de ensino, entre outras atribuições.