• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/04/2018
Boas Práticas

#GrêmioEstudantil: alunos do Fundamental criam espaço democrático e participativo

Fernanda é presidente da chapa “Pequeninos mas vencedores #2” e promete um ano cheio de compromissos

As escolas da rede estadual acabaram de passar pelo processo mais democrático dentro da Secretaria da Educação, as eleições do Grêmio Estudantil. Desde o início do ano letivo, até o último dia 10, os alunos tiveram que formar suas chapas, iniciar suas campanhas e articular o maior número possível de estudantes para que alcançassem os votos necessários e adquirissem o direito de serem representantes dentro de cada unidade.

Mas, esse foi só o início. Agora, cada chapa vencedora tem um ano inteirinho para colocar em prática todas as propostas que cativaram seus eleitores. Na E.E. Sant’Ana do Paraíba, em São José dos Campos, após vencer as eleições, a presidente da chapa “Pequeninos mas vencedores #2”, Fernanda Luz e Silva,10, fez questão de agradecer a todos pela confiança depositada.

Fernanda tinha 9 anos quando aceitou participar da chapa que seu irmão mais velho montou em 2017. A chapa recebeu o nome de “Pequeninos mas vencedores” e foi escolhida pela maioria. Durante o ano inteiro, Fernanda foi aprendendo sobre a importância do grêmio na escola e também como deveria ser desempenhado o papel dos gremistas, sempre com o apoio da professora mediadora Maria Delza de Oliveira Jesus.

Com o cargo de Diretora de Comunicação, a pequena estudante tomou gosto pela experiência e, com a transferência de escola do seu irmão, o Matheus, decidiu então dar continuidade aos trabalhos, acrescentando uma “hashtag 2” à nomenclatura de seu grupo. Durante todo o processo na unidade de Ensino Fundamental, participaram 14 chapas na escola Sant’Ana do Paraíba, cada uma com 10 representantes.

“Eu estou na mediação da escola há 7 anos. E quando cheguei, um dos pedidos da direção foi que o grêmio voltasse a funcionar. Atualmente, a nossa escola é referência no assunto, entre as unidades de ensino fundamental de São Jose dos Campos”, comenta a professora Delza.

A professora prevê um ano bom para a chapa vencedora. “As propostas deles condizem com o que a gente transmite. Eu explico o que é o grêmio e os propósitos que eles podem cumprir. São pospostas que a gente vê que com a luta deles, o olhar deles quanto alunos, eles vão conseguir almejar tudo isso”, diz Delza.

“Uma das minhas melhorias é o uso do uniforme, que faz parte da escola. E no cartaz do meu Grêmio tem a proposta de plantar mais árvores e plantas no jardim. Tem só duas árvores, bem grandes, mas vamos plantar mais. A escola fica mais bonita. Dá outra aparência para a escola”, conta Fernanda Luz e Silva, a presidente.

Mas, a pequena gremista acredita que é a união da escola quem faz a diferença em qualquer gestão. “A nossa chapa teve só 1% de diferença na apuração [em relação à segunda colocada]. Aí eu conversei com a outra chapa e perguntei se eles não querem se juntar conosco. Eu acho que juntar as chapas dá mais força, pois tem mais ideias, mais pessoas para ajudar e mais melhorias. Quanto mais pessoas e ideais melhor para a escola”, explica Fernanda.

A mãe da garota, Kênia Luz e Silva, sempre está presenta na vida acadêmica dos filhos. Para ela, “a escola é super aberta a receber os pais, e eu dou dicas, acompanho. A Delza é excelente, sempre está por perto ensinando como levar o Grêmio, sobre como um projeto pode trazer a melhoria da escola”.

Kênia conta que sua filha está feliz com a conquista e, ainda mais, participativa, agora que é a presidente, “tem vários projetinhos que vai fazer esse ano”, relata. E a mãe dá dicas sobre como conseguir que os filhos sejam protagonistas: “a gente cria eles muito abertos, os dois, com muito diálogo. Tentando educar, pois a escola da educação, mas a maior parte tem que vir de casa. A gente incentiva nos estudos e também em outros assuntos que julgamos importantes”, conclui.

Sobre o processo de eleição

A eleição para a escolha do Grêmio Estudantil, como ainda é prevista na legislação vigente, deve ser anual. Algumas equipes até se candidatam a reeleição, porém sempre tem mudança de membros, tendo em vista que alguns alunos se formam no Ensino Médio. Mas, atenção! Essa reeleição somente poderá ocorrer se isso for previsto no Estatuto da Escola, com aprovação da Assembleia Geral. Na maioria dos casos a equipe se candidata novamente e concorre com as outras possíveis chapas.

Assim como fez Fernanda Luz e Silva, da escola Sant’Ana do Paraíba, qualquer estudante pode participar da chapa e ser eleito, desde que as novas diretorias gremistas representem adequadamente seus pares, que sejam democráticas e que busquem, junto a seus professores e gestores, fazer um bom trabalho, dando espaço para todas as vozes.

A assessora técnica da Chefia de Gabinete e especialista em Grêmio Estudantil, Sonia Brancaglion espera que as chapas vencedoras “tenham projetos que atendam as mais variadas demandas, reconhecendo que a atuação do grêmio tem limites, que a escola tem um Regimento e um Calendário que não podem ser negligenciados e que a democracia necessita de regras para que tenha efetivamente a participação de todos os estudantes da escola, independentemente de sua idade, sexo, condições físicas, etc.”, finaliza.