• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 15/09/2017
A Escola Que Queremos

Gremistas acertam passo, estreitam laços entre alunos e fortalecem a comunidade escolar

Sintonia da Dança promove integração de estudantes dos turnos da manhã e tarde

Fundamental para o ser humano, a dança é uma forma de expressão corporal que nos ajuda a aperfeiçoar a coordenação motora, o equilíbrio de espírito e que proporciona a convivência social. Sabendo de tudo isso, o Grêmio Estudantil Carmo, da E.E. Carmosina Monteiro Viana, logo tratou de colocar em prática um projeto que já é sucesso em toda a escola: dança no intervalo entre os períodos da manhã e da tarde.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Eu considero o projeto de dança muito importante na escola como toda forma de cultura. Então, a gente tenta trabalhar aqui na escola todos esses projetos que envolvam os adolescentes porque é isso que eles gostam. É muito importante esse envolvimento para que eles consigam atingir outras áreas de conhecimento também”, esclarece a diretora Maria de Fátima Rico Abade Lima.

Segundo o presidente do Carmo Grêmio, Lucas Carvalho dos Santos, a ideia nasceu da vontade de estreitar os laços entre os alunos e tornar o grupo escolar mais forte. Por esse motivo as aulas de dança acontecem, diariamente, entre meio dia e uma hora da tarde. Esse é o momento em que os alunos da manhã já foram liberados e se juntam aos alunos da tarde, que chegam mais cedo para participar da atividade.

“O nosso projeto Sintonia da Dança começou porque três integrantes nossos dançavam no intervalo. Então, chamava um pouco de atenção e muitos alunos queriam aprender a dançar. Tivemos que unir o útil ao agradável, tendo em vista que participamos todo ano de um festival de danças, além de percebemos a timidez de muitos alunos na escola. Aí a gente queria gerar uma interação entre os dois turnos, de manhã e tarde, para os alunos se conhecerem, formarem novas amizades e aprenderem a dançar”, conta o presidente do Grêmio Estudantil.

A diretora recorda o início do projeto e se orgulha de ver que algo tão simples tem trazido resultados importantíssimos. “Olha, o projeto de dança começou tímido, começou devagar, agora está envolvendo mais alunos. Tem uns que estão tentando interagir, mas é muito interessante que um acaba chamando o outro. E a dança é uma forma de expressão corporal muito legal. Eu adoro dançar e acho que isso é muito importante dentro de uma escola”, completa Maria de Fátima Abade.