• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 22/12/2016
Boas Práticas

Gremistas realizam “intercâmbio” para conhecer trabalho e atuação de outros grupos

Atividade aconteceu ao longo de 2016, em Ribeirão Preto

Logo quando assumiu o posto de secretário da Educação, José Renato Nalini definiu que os Grêmios Estudantis teriam mais espaço na rede estadual paulista ao longo do ano. O objetivo foi ampliar a participação dos 3,7 milhões de alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio nos ambientes escolares e dar maior transparências ao processo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

De janeiro para cá, muitos grupos gremistas se formaram na rede estadual. Outros, deram continuidade ao já bem-sucedido trabalho. É o caso da chapa “Liberdade, União, Transformação Estudantil”, da E.E. Doutor João Palma Guião, de Ribeirão Preto. Composto por 25 estudantes, os jovens entenderam bem o verdadeiro significado de participação ativa. Além das festas para datas comemorativas e mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, os jovens tiveram a iniciativa de contatar outras agremiações de escolas próximas à cidade para um “intercâmbio”. A ideia foi se aproximar de outros gremistas afim de conhecer o trabalho e a forma de atuação dos grupos.

“Isso foi algo para nos unirmos cada vez mais. Marcamos visitas, conhecemos outras escolas, outros grêmios, discutimos propostas, vimos o que funciona, o que não funciona, enfim, o saldo foi esplêndido”, destaca Ryan Frazão, presidente da chapa Liberdade, União, Transformação Estudantil.

Em 2017, a proposta deve continuar nas escolas estaduais do município, sempre visando a união dos estudantes em prol de uma educação melhor. “Criamos uma espécie de ‘liga dos grêmios’, e com ela pretendemos elaborar, juntos, novos projetos”, conclui Ryan.

Sobre os Grêmios Estudantis

O Grêmio Estudantil tem como objetivo de promover a cooperação entre diretores, professores, funcionários e alunos no trabalho da escola, defender os interesses individuais e coletivos de todos os alunos da unidade de ensino, entre outras atribuições.

Recentemente, a Educação de São Paulo fez parceria com o apresentador Felipe Augusto, do canal Educa Responsa. Criado por ex-alunos da rede estadual paulista, o canal conta com mais de 24 mil visualizações e traz dicas para Grêmios Estudantis.

O conteúdo engloba informações como a importância dos grupos gremistas, função dos respectivos cargos, entre outras informações relevantes para a formação de grupos nas escolas estaduais.

Clique aqui e conheça o canal.