• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 01/06/2005
Últimas Notícias

Grupo musical @ Tuque reestréia em escola de Guarulhos

Será neste domingo, 05 de junho, na EE Deputado Maurício Goulart, na vila Dinamarca, em Guarulhos, a reestréia do grupo @ Tuque no programa Escola da Família, onde estarão retomando […]

Será neste domingo, 05 de junho, na EE Deputado Maurício Goulart, na vila Dinamarca, em Guarulhos, a reestréia do grupo @ Tuque no programa Escola da Família, onde estarão retomando as atividades de ensaios nos finais de semana. O conjunto musical, que surgiu no ano de 2003 após a realização de uma oficina de percussão com a coordenação dos professores Marcos e Alexandre, tem como objetivo dar noções básicas à comunidade do legítimo som do maracatu. No seu retorno, o grupo vem com a promessa de fortalecer não só a cultura do maracatu, mas também a auto-estima dos adolescentes da comunidade escolar.

 

 

 

 

Conhecido na cidade, o @ Tuque já disputou o festival de bandas promovido pela Secretaria de Estado da Educação em 2003 e 2004, e participou também na Mostra de Talentos na TV Cultura. Depois disso, ganhou notoriedade quando ficou em 12º de uma competição entre escolas estaduais e, como prêmio, gravou uma das faixas do CD reunindo os 15 grupos finalistas.

“O @Tuque é um grupo pelo qual todos nós temos um carinho muito grande. Tenho muito orgulho de tê-los novamente ensaiando e multiplicando esse magnífico conhecimento cultural que eles possuem para toda a nossa comunidade”, afirmou a professora Eliane Padre, educadora profissional do programa Escola da Família na EE Deputado Maurício Goulart.

 

 

 

 

 

Para os alunos, as oficinas e os ensaios do grupo representam mais uma opção de aprendizado, já que muitos deles não têm condições de realizar um curso de música numa instituição privada.

“O @Tuque hoje assume um papel que vai muito além das oficinas de percussão, que é o de mostrar o Maracatu como uma cultura viva e que pode manter acesa nos nossos alunos a esperança num mundo melhor, e por que não através da música?” observou o professor Renato Santos que acaba de assumir a coordenação do grupo como voluntário no programa.

Ronaldo Tenório