• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/04/2017
Pais e Alunos

Há 10 anos o Programa Jovem Senador envia jovens estudantes para conhecerem o Senado Federal

As inscrições começam em junho, e os interessados precisam enviar suas redações até 18 de agosto

Este ano o Programa Jovem Senador, que é oferecido aos estudantes do Ensino Médio da rede púbica estadual, chega a sua 10ª edição. As inscrições poderão ser feitas entre o dia 1º de junho e 18 de agosto. O tema desta edição é “Brasil plural: para falar de intolerância”. Em caso de dúvidas, os participantes podem entrar em contato com os coordenadores do programa, Sergio Luiz Damiati e Emerson Costa.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Podem participar estudantes que estejam regularmente matriculados em escola pública estadual de Ensino Médio, em uma das seguintes modalidades: Regular, Ensino Técnico (integrado ao Ensino Médio) ou Educação de Jovens e Adultos (EJA); ter no máximo 19 anos completos até 18 de agosto de 2017, data-limite para a inscrição; ter disponibilidade para participar da fase presencial do “Jovem Senador”, em Brasília-DF, em período a definir.

Etapas do Jovem Senador

Essa edição será composta de três etapas. Na primeira, as escolas participantes deverão enviar as redações selecionadas para sua respectiva Diretoria de Ensino, aos cuidados do Núcleo Pedagógico, até o dia 18/08/2017. Cada Diretoria de Ensino deverá selecionar uma redação e enviá-la para a Secretaria da Educação.

A segunda parte será realizada pela Secretaria da Educação, que irá selecionar três redações e as enviará ao Senado Federal. Posteriormente, e para finalizar o processo, a Comissão Julgadora do Senado Federal avaliará as 81 redações e selecionará as 27 finalistas, sendo uma de cada unidade da Federação, classificando-as em 1º, 2º e 3º lugares nacionais. O resultado será divulgado até 13/10/2017.

O “Jovem Senador” é um programa anual que proporciona aos estudantes do Ensino Médio das escolas públicas estaduais conhecerem a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.