• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 12/07/2007
Últimas Notícias

Hábitos alimentares viram tema de trabalho escolar em São João das duas Pontes

Orientados pela professora de ciências Marisa Zampieri Montilha, alunos de quinta a oitava séries do ensino fundamental da escola José Brandini, em São João das Duas Pontes, na região de […]

Orientados pela professora de ciências Marisa Zampieri Montilha, alunos de quinta a oitava séries do ensino fundamental da escola José Brandini, em São João das Duas Pontes, na região de Fernandópolis, interior do Estado, desenvolveram o projeto “Você é o que Come”, em parceria com as disciplinas de matemática, português, educação física, informática e saúde e qualidade de vida.

A idéia surgiu da percepção dos hábitos alimentares dos alunos durante o período integral de estudos. Eles rejeitavam alimentos de grande valor nutricional como legumes e verduras, sem contar a questão do desperdício. O primeiro passo foi conscientizá-los e orientá-los para promover a mudança de postura durante as refeições.

Os estudantes passaram a analisar o próprio cardápio (segunda a domingo), e notaram a ausência de uns e o excesso de outros nutrientes, e concluíram que seria necessário balancear a merenda escolar. Mais informados sobre o assunto, eles pesquisaram junto ao comércio local o preço de uma cesta básica de alimentos necessários para uma dieta balanceada.

A ação se transformou também em prestação de serviço, uma vez que os cartazes com o resultado da pesquisa foram colocados à disposição da comunidade. Além de promover mudanças na alimentação diária, o resultado foi a sugestão de um cardápio que inclui – entre os alimentos presentes no dia-a-dia – legumes, frutas e sucos naturais.

Celso Bandarra